Secretarias de Agricultura e de Educação firmam parceria para arborização urbana e a poda

Secretarias de Agricultura e de Educação firmam parceria para arborização urbana e a poda consciente

Webmaster 06/07/2018 - 22:45
A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento [SEAPA] está realizando um trabalho de poda e retirada de árvores, na zona urbana, que apresentam riscos para a população. Após um levantamento do contexto da arborização na cidade, algumas espécies foram sacrificadas e outras ainda serão. Além do risco de desabamento das árvores comprometidas pelo tempo, algumas espécies, com folhas muito miúdas, podem comprometer o telhado de residências e de prédios públicos, como, por exemplo, as sibipirunas ao redor da EMEI “Monsenhor José Canônico”, no bairro Santa Cruz das Almas, e os pinus da ETEC [classe descentralizada] “Profª Antônia Tenan Schilittler”, ao lado da Prefeitura Municipal.

Dependendo do tamanho e do formato das folhas, elas penetram pelo encaixe das telhas e se alojam no forro ou na laje, acumulando umidade e proporcionando o surgimento de uma massa orgânica que oferece riscos na evacuação das águas pluviais, além do peso sobre a construção, particularmente nos forros de madeira ou de material plástico.

Paralelamente à poda e retirada de algumas espécies, a Secretaria de Agricultura, em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura, pretende iniciar um projeto de conscientização quanto ao cuidado e tratamento em relação às árvores urbanas. Para cada árvore retirada, pretende-se plantar três novas espécies, que é o preconizado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis [IBAMA], bem como por órgãos internacionais. Nada melhor que o trabalho com as crianças para a conscientização dos adultos.

O objetivo da Secretaria é envolver todos os órgãos públicos no projeto e contribuir assim para uma melhor qualidade de vida para todos os cidadãos.

Logo do Facebook Deixe seu comentário