Descalvado recebeu a 2ª visita de delegação chinesa

Descalvado recebeu a 2ª visita de delegação chinesa

Webmaster 30/06/2018 - 15:21
Convidados vieram no município para conhecer estrutura administrativa da Prefeitura Municipal e visitar o compus da Universidade Brasil.


O município de Descalvado recebeu na última quinta-feira [21], a visita da segunda delegação chinesa, por meio do novo projeto que vem sendo desenvolvido com o objetivo de atrair novos investimentos para a cidade. Recepcionaram a delegação o vice-prefeito Luiz Carlos Viana, que representou o prefeito Becão – ausente em razão de outros compromissos já agendados -, os secretários de Administração e de Saúde, Diego da Global e Wander Bonelli, respectivamente, o Diretor de Gabinete, Rodrigo de Oliveira, e o Assessor de Comunicação, Mário Zambelli.

Desta vez, a delegação de chineses veio especialmente de Ningbo - também conhecida como Liampó -, que é um porto com status administrativo localizado no nordeste da província de Zhejiang, na China. Ningbo é uma das cidades mais antigas da China, com uma história que começou a 4800 A.C., sendo uma das principais entradas/saídas da Rota da Seda e de onde se consolidou como um dos principais portos da China.

A cidade de Ningbo era conhecida durante muito tempo na Europa com o nome de Liampó. Esta era a ortografia usual utilizada na historiografia portuguesa, apesar do historiador João de Barros explicar que Liampó era uma adaptação portuguesa para o nome Nimpó. No meio do século XVI, os portugueses se referiam a região como o "Cabo de Liampó" a partir da "ilustre cidade" e também como a parte cidade mais oriental da Ásia, até então. Os portugueses começaram a negociar em Ningbo em torno de 1522, e em 1540, formaram uma comunidade considerável em Ningbo [ou, mais provavelmente, em pequenas ilhas próximas]. A cidade era base de inúmeras atividades comerciais portuguesas nas ilhas da região, e naquela época a cidade possuía cerca de 3 mil pessoas, sendo que 1,2 mil eram portugueses.

Ningbo não é só uma cidade portuária muito importante, mas também o motor da economia na costa leste da China. A cidade portuária de comércio exterior que começou no século 7, se tornou um grande exportador de produtos de consumo, produtos elétricos, têxteis, alimentos e ferramentas industriais na China de hoje.

VISITA A DESCALVADO - A delegação chinesa veio a Descalvado acompanhada por Xu Lin, presidente da Associação de Intercâmbio Econômico e Cultural Brasil-China [CHIBRAIEC] e ex Consul Geral da República Popular da China em São Paulo. Foi por intermédio do vice-prefeito Luiz Carlos Viana, que Xu Lin recebeu o convite para a vinda de delegações chinesas à Descalvado, de forma a abrir as portas do município para também inclui-lo na rota de possíveis investimentos chineses.

Em março deste ano, a cidade recebeu a visita da primeira delegação, que veio a Descalvado especialmente para conhecer os potenciais que o município possui em diversos setores do agronegócio, como por exemplo, o do extrativismo mineral, dos segmentos sucroalcooleiro, avícola e leiteiro, bem como a abundância de recursos hídricos. A delegação era composta por pesquisadores chineses ligados ao agronegócio, com atuação no segmento vegetal.

“A vinda de uma segunda delegação chinesa aqui em Descalvado, que veio ao município especialmente para conhecer a estrutura administrativa da nossa Prefeitura, demonstra claramente que estamos conseguindo atrair a atenção de grupos interessados em investimentos no Brasil, e especialmente no estado de São Paulo. Acreditamos estar correspondendo a altura estas expectativas, uma vez que já estão sendo colhidos frutos deste trabalho desde a visita da primeira delegação”, explicou Luiz Carlos.

A delegação foi recepcionada no Paço Municipal, que assistiu a uma apresentação especialmente elaborada pelo Secretário de Administração, Diego da Global, que explanou sobre a estrutura administrativa da Prefeitura de Descalvado, suas divisões por meio de Secretarias, do sistema de arrecadação em todos em níveis da federação, bem como a distribuição dos recursos e dos serviços prestados a nossa população.

O vice-prefeito também entregou para cada um dos convidados um exemplar do livro “Cidade das Aguas: Cachoeiras de Descalvado”, recentemente lançado por Luís Alberto Oliveiri, como forma de agradecimento pela visita. Para Xu Lin, Luiz Carlos entregou oficialmente o Decreto n.º 4.765, que declarou o presidente da Chibraiec como ‘Hóspede Oficial do Município’.

Após o encontro, a comitiva foi recebida pela direção da Universidade Brasil, que por meio do coordenador geral, Professor Paulo Marcatto, apresentou ao grupo as instalações do Campus de Descalvado bem como sobre a estrutura dos cursos oferecidos e as pesquisas desenvolvidas na instituição de ensino.

Apesar de não estar oficialmente incluída na pauta desta segunda visita dos chineses em Descalvado, há notícias de que em breve um projeto que inclui o intercâmbio de profissionais e estudantes seja anunciado em breve.
Logo do Facebook Deixe seu comentário