Campanha “Dois Bichos” leva equipes da Secretaria de Saúde às escolas de Descalvado

Campanha “Dois Bichos” leva equipes da Secretaria de Saúde às escolas de Descalvado

Webmaster 23/06/2018 - 10:12
No início do mês de junho [8/6], a Secretaria de Saúde, em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura, realizou a ‘CAMPANHA DE ELIMINAÇÃO DOS DOIS BICHOS’, do Ministério da Saúde. A ação tem o objetivo de identificar casos suspeitos de hanseníase e verminoses e encaminhar para tratamento, bem como conscientizar alunos, responsáveis, professores e demais funcionários sobre os sinais e sintomas dessas doenças e as formas de se proteger contra elas.

Para isso, são feitas palestras explicativas e uma escuta individual de cada estudante, bem como o preenchimento de ficha informativa de autoimagem e a realização de exames de contato para detecção de casos novos de hanseníase. O público alvo da campanha foram as crianças de 5 a 14 anos.

Neste ano, a mobilização atingiu 222 alunos da EMEF Professora Dirce Sartori Serpentino, localizada no Bairro Jardim Albertina. Por se tratar de medicação e exames, para participar da campanha, as crianças e adolescentes necessitam de autorização dos pais. A metodologia da Vigilância Epidemiológica e USF Raphael Chiareto foram participar da reunião de pais e deixando os impressos para a autorização e no outro dia aplicando os procedimentos naqueles alunos que os pais autorizaram.

A Enfermeira Maria de Lourdes C. Santana, responsável pela Vigilância Epidemiológica de Descalvado, relata que a medicação distribuída é totalmente segura e a única contraindicação é a gravidez. De acordo com Maria de Lourdes, a participação das crianças e adolescentes na campanha é imprescindível para a eliminação das doenças que fazem muitas vítimas ao redor do mundo.

A hanseníase ou ‘Mal de Hansen’ é uma doença causada pelo bacilo chamado Mycobacterium leprae, e afeta os nervos e a pele. Se não for tratada, pode causar deformidades que muitas vezes levam ao isolamento social dos pacientes e à discriminação.

Já as geohelmintíases ou ‘Bicho da Barriga’ são parasitoses intestinais. Os principais sintomas: cólicas abdominais, vômitos, anemia, perda de peso, apendicite aguda, fraqueza e cansaço.

Logo do Facebook Deixe seu comentário