Ministério da Saúde anuncia prorrogação da vacinação contra gripe

Ministério da Saúde anuncia prorrogação da vacinação contra gripe

Webmaster 30/05/2018 - 21:36
Por meio de um comunicado oficial, o Ministério da Saúde prorrogou a campanha de vacinação contra a gripe, que se encerraria nesta sexta-feira, dia 1º de junho. Segundo o comunicado, a vacinação – que agora segue até o dia 15 de junho – foi prorrogada por conta do protesto dos caminhoneiros, que nesta quarta-feira [30] atingiu o 10º dia de paralisação.

Em comunicado divulgado nas redes sociais, o ministério declarou: "A recomendação do Ministério da Saúde, enviada aos gestores locais nesta terça-feira [29], foi adotada em decorrência dos possíveis impactos da paralisação dos caminhoneiros no transporte público e nos atendimentos em serviços de saúde".

Ainda de acordo com o comunicado do ministério, não houve problema de abastecimento dos estados com estoques da vacina: "A campanha estava prevista para encerrar nesta sexta-feira [1º de junho], sendo que 100% das doses da vacina [60 milhões] já foram distribuídas aos estados, que estão devidamente abastecidos".

A Influenza [gripe] é uma infecção respiratória e existem três tipos: A, B e C. Os sintomas aparecem de uma hora para a outra e podem ser febre alta, dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça, coriza e tosse seca. Casos mais graves apresentam complicações como pneumonia e síndrome respiratória aguda grave [nesses casos é necessária a internação].

Veja qual é o público-alvo para receber as doses gratuitamente no SUS:
- pessoas a partir de 60 anos;
- crianças de seis meses a cinco anos;
- trabalhadores da área de saúde;
- professores das redes pública e privada;
- mulheres gestantes e puérperas;
- indígenas;
- pessoas privadas de liberdade [incluindo adolescentes cumprindo medidas socioeducativas];
- profissionais do sistema prisional;
- portadores de doenças crônicas [Este público deve apresentar prescrição médica no ato da vacinação].
Os especialistas lembram que a vacina da gripe não causa gripe. Ela não contém o vírus. As reações que da vacina pode dar são: dor no braço, braço quente e inchaço. Em casos raros, a pessoa pode ter um mal-estar leve.

Quem toma a vacina, está protegido contra os tipos de influenza mais comuns que estão circulando naquele território e não contra qualquer forma de gripe ou condição respiratória. As linhagens e tipos de vírus são definidos anualmente pela Organização Mundial de Saúde; no hemisfério Sul, os micro-organismos que devem constar no imunizante são disponibilizados em setembro do ano anterior às campanhas.

Logo do Facebook Deixe seu comentário