Museu Público Municipal inicia elaboração colaborativa do Plano Museológico

Museu Público Municipal inicia elaboração colaborativa do Plano Museológico

Webmaster 26/05/2018 - 15:15
Na última década a sociedade brasileira viveu profundas transformações no que tange à políticas públicas de reconhecimento, fortalecimento e fomento às manifestações culturais brasileiras. O reconhecimento da cultura como campo estratégico para a soberania nacional e os investimentos na consolidação de uma Política Nacional de Cultura, abriram caminho também para o processo de consolidação de políticas públicas visando a estruturação, o fortalecimento e a modernização das instituições museológicas do país.


Em vista disso, o Museu Público Municipal está em processo de elaboração de seu Plano Museológico, documento que permitirá também sua adequação junto à legislação federal para o setor museal. O Plano é o documento que norteará a gestão da instituição para os próximos anos.

Inspirado na Lei n° 11.904, de 14 de janeiro de 2009, o Plano Museológico do Museu Municipal de Descalvado está sendo elaborado a partir das demandas e contribuições da equipe técnica multidisciplinar, funcionários do Museu, colaboradores pesquisadores e professores e da comunidade local.

A participação da população nesta etapa de elaboração do Plano Museológico é de suma importância, e por isso, os munícipes podem responder a uma Consulta Pública sobre as expectativas da população com relação a equipamentos e atividades culturais. O link para participar da consulta é o https://tinyurl.com/y7f5h8tz.

Após esta etapa será elaborado um resumo de todas as ideias levantadas e apresentadas em uma Conferência Municipal de Cultura, a ser realizada no final do mês de julho.

Logo do Facebook Deixe seu comentário