Secretaria de Assistência Social anuncia a realização da ‘Campanha de Conscientização e Co

Secretaria de Assistência Social anuncia a realização da ‘Campanha de Conscientização e Combate a Violência contra a População Idosa’

Webmaster 26/05/2018 - 15:10
A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social [SADS] divulgou esta semana que deverá realizar no próximo mês de junho, a ‘Campanha de Conscientização e Combate à Violência contra a População Idosa’, idealizada a partir de uma demanda levantada pelo Centro de Referência de Assistência Social [CREAS] do município, que verificou um aumento no número de violências praticadas contra o idoso, que vão desde o abuso financeiro, maus tratos, abandono, negligência e violência física e/ou psicológica.

A partir desta demanda, o Conselho Municipal do Idoso propôs a realização de uma campanha de conscientização da população a respeito do tema “Violência contra a pessoa Idosa”. Esta ação conjunta vai envolver diversos setores como a Assistência Social, os profissionais do Centro de Referência Especializado de Assistência Social [CREAS], a OAB/Descalvado, a Secretaria de Saúde, e o próprio Conselho Municipal do Idoso.

Para a Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Maria do Carmo Marcatto Reschini, “é fundamental falarmos sobre a violência contra a pessoa idosa, ficarmos atentos aos sinais e ajudá-los a restabelecer as relações familiares. Estamos no século do envelhecimento e não podemos ficar na cultura da indiferença, impaciência e desprezo em relação à velhice, pois o avanço da medicina tem alongado a expectativa de vida da sociedade que agora precisa se abrir ao acolhimento da longevidade para que eles possam se sentir como parte viva da família e da comunidade. A violência, muitas das vezes, vem de quem deveria cuidar deles”, destacou Maria do Carmo.

SOBRE A CAMPANHA
A campanha ocorrerá no dia 9 de junho, no período compreendido entre as 9h e 11h. Divididos em três equipes, atuarão em 3 locais distintos [Jaú Serve Supermercados, Supermercado Doni e no cruzamento ao lado do Fórum], onde serão distribuídos folhetos abordando os principais tipos de violência contra os idosos, bem como prestando informações e tirando todas as dúvidas da população.

Já nos dias 11, 12, 13, e 14, as equipes estarão nas UBS do município [nos postos de saúde], no horário compreendido entre 9h e 11h, bem como no período da tarde [entre 14h e 16h], com o mesmo procedimento de distribuição de folders e fornecendo informações aos usuários. Nestas ocasiões, haverá também a participação especial do músico Maurício Gabrielli, acompanhado da filha, a cantora mirim Camila Casati Gabrielli, que farão uma bela apresentação, tornando o ambiente mais receptivo e acolhedor.

A campanha se encerrará no dia 15 de Junho, com uma palestra da Dra. Adriana Maria de Fávari Viel, Presidente da Comissão de Direitos da Pessoa Idosa da OAB-SP, que fará a abordagem do tema "FLUXOGRAMA DA REDE DE DIREITO DA PESSOA IDOSA E OS DESAFIOS FRENTE AO ENVELHECIMENTO DA POPULAÇÃO NO ESTADO DE SÃO PAULO". A palestra será aberta a todos os interessados, e será realizada no dia 15/06/2018 às 19h30 na Câmara Municipal de Descalvado.

Logo do Facebook Deixe seu comentário