Doutoranda em enfermagem pela UFSCar, colombiana parabeniza trabalho desenvolvido pela equ

Doutoranda em enfermagem pela UFSCar, colombiana parabeniza trabalho desenvolvido pela equipe de atenção básica da Secretaria de Saúde de Descalvado

Webmaster 12/05/2018 - 16:42
Aconteceu na última segunda-feira [7], no prédio da Prefeitura Municipal de Descalvado, o último encontro com o grupo focal que contou com a presença das enfermeiras da rede básica de saúde do município. A reunião também contou com a participação da enfermeira colombiana, Lina Karina Bernal Ordoñez, que esta no Brasil para cursar doutorado em enfermagem pela Universidade Federal de São Carlos.

Lina trouxe para as colegas descalvadenses um olhar externo sobre o trabalho realizado pelos profissionais da saúde junto à população descalvadense, através de trabalhos de empoderamento da saúde de cada indivíduo sobre sua vida, bem como da importância da prevenção e dos cuidados com a saúde.

A enfermeira colombiana apresentou a importância da troca de informações e experiências, da realização de reuniões e da participação da população. Ela também discorreu sobre os desafios de se trabalhar com o Sistema Único de Saúde [SUS] fora das consultas médicas, empoderando os pacientes para as questões preventivas com intuito de diminuir a procura por atendimentos emergenciais., reforçando portanto a importância de se trabalhar com a prevenção de enfermidades.

Ainda segundo a doutoranda, a rede bem articulada instalada em Descalvado é um diferencial enorme para o tratamento oferecido pelo SUS no município, frente a outras realidades que a mesma conhece dentro e fora do Brasil. A análise realizada foi muito positiva, sendo que o s resultados deverão ser apresentados até o final deste ano, quando Lina deverá retornar de uma viagem para o Canadá, onde fará a análise do que viu em Descalvado.

Por fim, Lina Ordoñez agradeceu pela disponibilidade e generosidade que encontrou no município, enfatizando que a importância da pesquisa realizada aqui, e destacou o trabalho educativo realizado para a otimização e melhora do serviço de saúde pública prestado no município. Na visão externa da doutoranda, o trabalho desenvolvido pela equipe multisetorial da Secretaria de Saúde de Descalvado é digna de parabéns.

“A análise positiva que recebemos da enfermeira colombiana, com doutorado na UFSCar, é mais um reflexo positivo do trabalho que estamos desenvolvendo em Descalvado, fruto das diretrizes elencadas pelo Prefeito Becão e pelo Vice Prefeito Luiz Carlos, que desde o início do ano passado, buscam oferecer o melhor atendimento em saúde para a nossa população”, disse o Secretário Wander Bonelli.

Logo do Facebook Deixe seu comentário