Descalvado tem ‘Dia D’ de vacinação contra a gripe neste sábado

Descalvado tem ‘Dia D’ de vacinação contra a gripe neste sábado

Webmaster 12/05/2018 - 00:00
Secretaria de Saúde confirmou a existência de 1 caso suspeito de H1N1 no município. Mobilização acontece em todo Estado de SP, envolvendo mais de 36 mil profissionais em 6,5 mil postos fixos e volantes; SP já vacinou 3 milhões de paulistas desde o início da campanha.



A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo promove neste sábado, 12 de maio, o "Dia D" da campanha de vacinação contra gripe.

Cerca de 36 mil profissionais estarão mobilizados para vacinar a população em mais de 6,5 mil postos fixos e volantes em todo o Estado de São Paulo. Em Descalvado, todos os Postos de Saúde do município estarão abertos para a imunização do público alvo da campanha.

Desde o início da campanha, em 23 de abril, até o momento, 3 milhões de paulistas já foram imunizados. A expectativa é vacinar, até 1º de junho, 10,7 milhões de pessoas contra o vírus Influenza, o que corresponde à meta de 90% da população-alvo definida para a campanha.

Considerando todo o território paulista, a meta da campanha de 2018 é vacinar mais de 4,3 milhões de idosos, ou seja, pessoas com 60 anos ou mais; cerca de 2,4 milhões de pessoas com comorbidades, como asma, diabetes, imunodeprimidos e outros; aproximadamente 2,3 milhões de crianças com idade a partir de seis meses e até cinco anos; 1,2 milhões de profissionais de saúde; 423 mil gestantes e 70 mil puérperas [com até 45 dias após o parto], entre outros.

Para Descalvado, a meta é imunizar 90% do´público alvo, que é composto por 500 crianças na faixa de 6 meses a 2 anos de idade; 1.049 crianças de 2 a 5 anos; 669 trabalhadores da área da saúde; 250 gestantes; 41 puérperas; 355 professores e 4.407 idosos, totalizando um público alvo de 7.271 pessoas. Além disso, a expecativa da Secretaria de Saúde é imunizar outras 2.250 doentes crônicos. O alerta especial é para que os pais ou responsáveis levem as crianças aos postos.

“O ‘Dia D’ deste sábado é uma oportunidade para que as pessoas que têm rotinas mais intensas durante a semana possam comparecer aos postos e garantir sua proteção contra a gripe. A vacinação é gratuita e está disponível para todos os grupos do público-alvo”, afirma Chefe da Vigilancia Epidemiológica de Descalvado, Maria de Lourdes Cordeiro Santana. “A vacina não provoca gripe em quem tomar a dose, já que é composta apenas de fragmentos do vírus que causam a devida proteção, mas são incapazes de causar a doença”, explica.

Segundo recomendação da OMS [Organização Mundial de Saúde], a vacina de 2018 irá prevenir a população alvo contra o vírus Influenza dos tipos A [H1N1], A [H3N2] e B.

A vacina é produzida pelo Instituto Butantan, unidade vinculada à Secretaria Estadual, que neste ano disponibilizou 60 milhões de doses ao Ministério da Saúde para a realização da campanha em todo o Brasil.

Etapas da campanha de 2018:
* Etapa 1: iniciada em 23 de abril, para trabalhadores de saúde, pessoas com idade de 60 anos e indígenas;
* Etapa 2: iniciada em 2 de maio, para crianças com idade maior que 9 meses e menor que 5 anos, gestantes, puérperas com até 45 dias após o parto;
* Etapa 3: a partir de 9 de maio, para pacientes diagnosticados com doenças crônicas, professores, e outros;
* Dia D: dia 12 de maio, para todos os grupos do público-alvo.

SECRETARIA DE SAÚDE INVESTIGA CASO SUSPEITO DE GRIPE H1N1 – A Secretaria Municipal de Saúde de Descalvado divulgou no final da manha desta sexta-feira [11], que está investigando um caso suspeito da gripe H1N1 no município.

De acordo com as informações, a paciente – uma mulher de 25 anos que reside no bairro Jardim Albertina – foi internada em uma área isolada da Santa Casa com a suspeita da doença. A equipe da Vigilância Epidemiológica de Descalvado já encaminhou para o Instituto Aldolfo Lutz o material que foi colhido da paciente para confirmação ou não da suspeita. O resultado deve sair na próxima terça-feira. A paciente reside em Descalvado, mas trabalha em Porto Ferreira, município onde também foi registrada a suspeita de um caso da doença.

A equipe da Secretaria de Saúde de Descalvado ressaltou a importância da vacinação da população alvo na campanha que está acontecendo, visto que o caso que está sendo investigado em Descalvado trata-se de um paciente que não figura no público-alvo da campanha, o que reforça a necessidade da prevenção por meio da vacina.

Vale ressaltar também que na vizinha São Carlos, os exames do Instituto Adolfo Lutz confirmaram que o homem de 36 anos que morreu na segunda-feira [7], na Santa Casa daquela cidade, foi vítima do vírus da gripe H1N1. O resultado do exame saiu na quarta-feira [9], e é o segundo caso de morte por Influenza confirmado em São Carlos esse ano.

Logo do Facebook Deixe seu comentário