Equipe da Vigilância Epidemiológica recebe certificação de excelência pelos serviços prest

Equipe da Vigilância Epidemiológica recebe certificação de excelência pelos serviços prestados

Webmaster 14/04/2018 - 00:07
A equipe da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Descalvado recebeu esta semana, o certificado de excelência pela participação na 10ª edição da Campanha Estadual de Testagem do HIV e da Sífilis, realizada no final do ano passado. De acordo com a Chefe do setor, Maria de Lourdes Cordeiro Santana, o município contribuiu para o enfrentamento da epidemia de HIV/Aids e DSTs no Estado de São Paulo, realizando uma ação estratégica para a ampliação do diagnóstico precoce.

Para o Prefeito Municipal Antonio Carlos Reschini – o Becão – e o Secretário de Saúde, Wander Bonelli, a entrega do certificado à equipe de Vigilância Epidemiológica de Descalvado é um justo e merecido reconhecimento pelo empenho e dedicação de todos os profissionais da área.

O trabalho foi realizado entre os dias 27 de novembro e 1º de dezembro, quando a equipe da Secretaria de Saúde promoveu a Campanha Fique Sabendo. Neste período, o setor de vigilância epidemiológica realizou 203 exames de HIV e Sífilis. Deste total, foram detectados um novo caso de HIV e dois de Sífilis.

O principal objetivo da campanha foi o de incentivar a realização dos testes de HIV e sífilis entre pessoas sexualmente ativas, e reduzir o número de diagnósticos tardios e suas consequências. A partir deste ano, esse mesmo trabalho passou a ser realizado de forma permanente e contínua por todas as unidades de saúde do município. No ano passado, os testes eram realizados apenas no Pronto Socorro Municipal e no Centro de Saúde II.

A Prefeitura de Descalvado mantém o programa de prevenção de DST/Aids, que trabalha para reduzir a vulnerabilidade da população em adquirir doenças sexualmente transmissíveis e HIV/Aids, além de melhorar a qualidade de vida dos portadores do vírus.

Além disso, o município mantém um serviço de atendimento especializado que oferece atendimento médico para crianças [de zero a dois anos, filhos de mães soro positivas], adolescentes e adultos, inclusive gestantes, portadores do HIV. A equipe é composta por médicos, enfermeiras, auxiliar de enfermagem, assistente social, psicóloga, educadora, técnica de laboratório e farmacêutica.

Atualmente, o grupo de pessoas na faixa entre os 20 e 30 anos é o que apresenta riscos de contaminação por HIV. Somente em dezembro do ano passado, foram detectados três novos casos em um mesmo grupo de amigos, todos na faixa etária entre 22 e 26 anos.

De acordo com os dados da Secretaria de Saúde, atualmente cerca de 60 pessoas recebem o tratamento por causa da infecção pelo vírus HIV, mas o número de pessoas infectadas é maior por conta de que muitas pessoas buscam o tratamento fora da cidade, em razão do preconceito ou simplesmente por sentirem vergonha ou medo de rejeição.

NÚMERO DE CASOS DE SÍFILIS AUMENTOU EM DESCALVADO - Entre os anos de 2016 e 2017, houve também um grande salto no número de pessoas infectadas por sífilis. Em 2016, eram 4 gestantes com a doença e outras 8 pessoas no geral. Um ano depois, o número de infectados saltou para 12 casos em gestantes e outros 19 do público em geral.

A sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível [IST] ou Doença Sexualmente Transmissível [DST] causada pela bactéria Treponema pallidum. Pode apresentar várias manifestações clínicas e diferentes estágios [sífilis primária, secundária, latente e terciária]. Nos estágios primário e secundário da infecção, a possibilidade de transmissão é maior. A doença é um mal silencioso, sendo que após a infecção inicial, a bactéria pode permanecer no corpo da pessoa por décadas para só depois manifestar-se novamente.

Logo do Facebook Deixe seu comentário