Saúde inicia 1ª fase da campanha “Busca Ativa de Tuberculose 2018”

Saúde inicia 1ª fase da campanha “Busca Ativa de Tuberculose 2018”

Webmaster 17/03/2018 - 00:33
Desde o último dia 5 de março, a Secretaria de Saúde e Vigilância Epidemiológica estão realizando em todas as unidades básicas de saúde, setor da fisioterapia respiratória, Pronto Socorro Municipal e nos asilos, uma campanha de intensificação de busca ativa de Sintomáticos Respiratórios [tuberculose].

Segundo a responsável da Vigilância Epidemiológica, Maria de Lourdes C. Santana, o objetivo da campanha é detectar casos de tuberculose o mais precocemente possível. “Será realizada coleta de exame com distribuição de pote para coleta de escarro e material com informações para orientar a população sobre os sintomas e a formas de tratamento da doença. Orientamos as pessoas que apresentam tosse há mais de três semanas a realizarem o exame de coleta de escarro”, explica.

O trabalho de detecção de casos de tuberculose é permanente nas unidades básicas. O que está em andamento neste momento, é uma campanha de intensificação. Esse serviço já existe na rede, e as unidades encaminham os casos para o a Vigilância Epidemiológica. O tratamento é gratuito e possui duração de seis meses.

A campanha acontece até no final do mês de março.

Logo do Facebook Deixe seu comentário