Representantes da ‘Região Turística Histórias e Vales’ se reuniram em Porto Ferreira

Representantes da ‘Região Turística Histórias e Vales’ se reuniram em Porto Ferreira

Webmaster 17/03/2018 - 00:27
Na semana passada [07/03] representantes das cidades que compõem a Região Turística Histórias e Vales se reuniram na Casa do Empreendedor, em Porto Ferreira. Na pauta do encontro discussões sobre recursos para os projetos desenvolvidos, quais as articulações para o desenvolvimento dos roteiros turísticos, as estratégias para desenvolver atrativos e transformá-los em produtos turísticos e como mobilizar a participação de todos os municípios no desenvolvimento projeto.

A Região Turística Histórias e Vales localiza-se na região central do Estado de São Paulo e é composta pelos seguintes municípios: Descalvado, Leme, Pirassununga, Porto Ferreira, Santa Cruz da Conceição, Santa Cruz das Palmeiras, Santa Rita do Passa Quatro, São Carlos e Tambaú.

O nome “Histórias e Vales” refere-se à sua característica de segmentos turísticos, contando com a riqueza cultural e suas “histórias” e a beleza natural e seus “vales”. Além desses, a região possui destaque nos mais variados segmentos: Turismo Cultural, Ecoturismo, Turismo de Estudos e Intercâmbio e Turismo Religioso e Turismo de Negócios e Eventos.

Cada localidade possui uma particularidade para oferecer ao visitante as mais variadas opções de atrativos, além de boas opções de gastronomia e serviços de hospedagem e guiamento. A região também é “berço” do Caminho da Paz, um dos principais circuitos de cicloturismo e peregrinação do Estado de São Paulo.

Vale destacar alguns atrativos que são reconhecidos nacionalmente, como as cachoeiras das cidades de Descalvado e Santa Rita do Passa Quatro, a intensa atividade cultural das cidades de Leme e Santa Cruz das Palmeiras, o turismo de estudos e intercâmbio em São Carlos e Pirassununga com grandes Centros de Pesquisa e Universidades renomadas, unidades da Academia de Força Aérea, do Exército Brasileiro em Pirassununga, que além desse potencial é conhecida pela famosa gastronomia de Cachoeira de Emas. Vale destacar também a cidade de Porto Ferreira, conhecida como Capital da Cerâmica Artística e que fomenta a região com o turismo de negócios de cerâmica e decoração.

A região também possui belos atrativos naturais como na cidade de Santa Cruz da Conceição, que se destaca pelo turismo de Sol e Praia no entorno da Represa Municipal e até mesmo o turismo religioso presente em várias cidades, com destaque para Tambaú e o Servo de Deus Padre Donizetti.

Todo esse cenário e conjunto de atrativos transforma a região Turística Histórias e Vales em um importante polo turístico do Estado de São Paulo, tanto pelos atrativos como pela força da Governança Local, que faz com que os municípios participem ativamente do processo de regionalização.
*Com a colaboração da Assessoria de Comunicação da Prefeitura do Município de Porto Ferreira

Logo do Facebook Deixe seu comentário