Ação conjunta de secretarias municipais e PM põe fim à invasão dos “Quiosques da Fepasa”

Ação conjunta de secretarias municipais e PM põe fim à invasão dos “Quiosques da Fepasa”

Webmaster 09/02/2018 - 17:01
Uma ação conjunta de duas secretarias municipais e da Polícia Militar, realizada na manhã desta sexta-feira [9], pôs fim a um problema antigo em Descalvado: a invasão dos quiosques do Parque Linear Brasilina Ravazi Reschini, mais conhecidos como “Quiosques da Fepasa”.

Por meio de um trabalho realizado em conjunto pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social [SADS] e pela Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento, Obras e Serviços Públicos [SPDOSP], e contando com o apoio incondicional de uma equipe de policiais da 3ª Companhia da PM de Descalvado, os quiosques foram inteiramente desocupados, sendo que os moradores de rua que haviam invadido os imóveis foram encaminhados para a residência de parentes e familiares. Em pelo menos três dos oito quiosques havia pessoas morando de forma irregular, sendo que ainda um quarto imóvel - que foi totalmente destruído por um incêndio no ano passado -, poderia estar sendo utilizado para abrigar usuários de drogas durante as madrugadas.

Com o apoio de assistentes sociais e de psicólogas, os moradores foram convidados a deixar o local, recebendo todo o apoio necessário para o recolhimento de seus pertences, inclusive com fornecimento de transporte até o endereço de algum parente ou familiar. A Polícia Militar acompanhou toda a ação, mas não houve resistência por parte dos invasores.

Mesmo com a desocupação pacífica, o trabalho das assistentes sociais e das psicólogas deverá prosseguir junto daqueles que aceitarem passar pelo acompanhamento psicossocial. Dentre os moradores dos quiosques que foram desocupados, havia também uma gestante, que agora passará a receber todo o suporte de uma unidade de saúde para o acompanhamento do pré-natal.

Após a desocupação dos imóveis, uma equipe da Secretaria de Obras iniciou o trabalho de fechamento e de lacração dos quiosques, por meio da construção de paredes e a soldagem temporária de portas e janelas. Em breve, a Secretaria de Administração também estará realizando um novo chamamento público para que os quiosques voltem a ser ocupados por comerciantes, devendo inclusive determinar novas regras para incentivar a instalação de novos comércios naquelas áreas.

Um engenheiro da Prefeitura também acompanhou toda a mobilização ocorrida na manhã desta sexta-feira, de modo a elaborar um relatório detalhado sobre os serviços e as obras necessárias, bem como dos custos envolvidos, para a recuperação total dos imóveis que foram desocupados.
Logo do Facebook Deixe seu comentário