Luiz Carlos participa de recepção a senador ítalo-brasileiro na Câmara Municipal

Luiz Carlos participa de recepção a senador ítalo-brasileiro na Câmara Municipal

Webmaster 09/02/2018 - 11:29
Encontro marca aproximação da cidade com o país europeu e abre possibilidade de negócios.


O Vice-Prefeito Luiz Carlos Rosa Viana participou na tarde desta quinta-feira 8, de uma recepção ao senador ítalo-brasileiro Fausto Guilherme Longo. O encontro aconteceu no prédio da Câmara Municipal de Descalvado, e contou com a presença do Presidente do Legislativo, Luís Guilherme Panone, dos vereadores Daniel Bertini, Sebastião José Ricci, Reinaldo Ninja e Vagner Basto, além do Presidente da Associação Comercial e Industrial de Descalvado, André Kastein, do ex prefeito Luis Antônio Panone e do vereador Azuaite França, da cidade de São Carlos.

Além da cortesia e da vista de um parlamentar italiano no município - cuja ligação com o país europeu é bastante estreita em vista da grande colônia de italianos que se formou em Descalvado no final do século XIX e início do século XX -, Longo também se colocou à disposição para auxiliar na busca de parcerias para a realização de novos negócios e investimentos. O senador procurou saber sobre as potencialidades de Descalvado, suas características sócio-econômicas e culturais, bem como falou de suas experiências como parlamentar e pesquisador. Relatou experiências como formulador de projetos para implantação de negócios e de programas de investimentos e desenvolvimento de vocações para cidades como Brotas e Dois Córregos.

Conforme explicou o senador, a Itália possui 12 cadeiras no seu parlamento, destinadas a 4 senadores e 8 deputados, todas ocupadas por cidadãos de todo o mundo [detentores de dupla cidadania] com grande ligação com a Itália. Em vista do grande número de imigrantes que vieram para o Brasil, o país conta atualmente com três representantes [2 deputados e 1 senador], que têm a missão de atuarem de forma a reforçar as relações exteriores, por meio de um papel diplomático entre italianos e brasileiros. Além disso, os parlamentares também trabalharam para fortalecer a rede consular, melhorando o atendimento ao italiano que esteja residindo fora do país.

Longo é brasileiro, nascido em Amparo e ex-vereador e ex-secretário de Turismo de Piracicaba. Ele é o primeiro senador brasileiro eleito para o Parlamento italiano, ocupando uma das duas cadeiras oferecidas pelo país europeu aos ítalo-descendentes da América do Sul.

Eleito por uma aliança entre o Partido Socialista, Partido Democrático e Partido Verde, para o quinquênio 2013/2018, Longo faz parte da Comissão Indústria, Comércio e Turismo, e do Comitê para as Questões dos Italianos no Exterior. Ele também é coordenador do Partido Socialista Italiano para a América do Sul e representante da Federação Latino-Americana de Cidades Turísticas para a União Europeia.

Para o vice-prefeito de Descalvado, a visita do senador a Descalvado representa um marco importante na ligação entre o nosso município e a Itália, país do qual grande parte das famílias descalvadenses possuem ligação ou descendência. “Aproximar nossa terra e o nosso povo de suas origens, e fortalecer o relacionamento diplomático e político entre Descalvado e o parlamento italiano, resgatam não só a nossa história, mas também nos abrem novas portas e oferecem grandes possibilidades, tanto econômicas quanto culturais”, disse Luiz Carlos Viana.
Logo do Facebook Deixe seu comentário