Prefeitura renova parceria para o programa “Time do Emprego”

Prefeitura renova parceria para o programa “Time do Emprego”

Webmaster 20/01/2018 - 00:22
Prefeito Becão assinou a renovação do programa coordenado pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho, na companhia dos vereadores Luisinho Panone e Daniel Bertini.


Na tarde desta terça-feira [16], o Prefeito Antonio Carlos Reschini – o Becão, assinou o termo de renovação do programa “Time do Emprego” - programa estadual coordenado pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho [SERT] - que oferece oportunidade gratuita a pessoas que buscam o primeiro emprego ou a reinserção no mercado de trabalho.

Esta será a terceira vez que o “Time do Emprego” é desenvolvido no município de Descalvado. Em 2015, foram duas turmas formadas. O conteúdo do programa é desenvolvido durante 12 encontros [uma ou duas vezes por semana], de três horas cada um, com grupos de 20 a 30 pessoas. O público-alvo são os trabalhadores desempregados [maiores de 16 anos] que buscam qualificação para retornarem ao mercado de trabalho, e jovens em busca do primeiro emprego.

A disponibilização de uma nova turma do “Time do Emprego” foi uma conquista que ocorreu graças à parceria entre Prefeitura e Camara Municipal, que através do empenho dos vereadores Luis Guilherme Panone e Daniel Bertini, protocolaram diretamente com o Secretário da SERT, José Luiz Ribeiro, em novembro do ano passado, documento reforçando o pedido de disponibilização de um novo programa para município.

SOBRE O “TIME DO EMPREGO” - Coordenado pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho [SERT], o “Time do Emprego” é um programa com o objetivo de orientar e preparar o trabalhador na busca de um emprego compatível com seus interesses, habilidades e qualificação profissional.

Desde sua criação, em 2001, até dezembro de 2016, o Time do Emprego já beneficiou mais de 63 mil pessoas. Foram 2.614 turmas realizadas em todo o Estado e quase 23 mil cidadãos inseridos no mercado de trabalho.

A ação é baseada em um programa canadense que utiliza a metodologia Canadian Steel Trade and Employment Congress [CSTEC], que a SERT adaptou do Projeto de Cooperação Técnica Brasil-Canadá de Transferência de Tecnologia para Desenvolvimento de Recursos Humanos no Estado de São Paulo, realizado entre 1998 e 2002 pela Agência Canadense de Desenvolvimento Internacional [ACDI] e da Agência Brasileira de Cooperação [ABC].

Os participantes formam um “time”, um grupo, para troca de experiências e procura conjunta por emprego ou ocupação. Durante esses encontros, eles recebem orientações sobre elaboração de currículo e preparação para entrevistas de emprego, são incentivados a conhecerem a si mesmos e suas habilidades e competências e estabelecem metas de trabalho e de vida – para que tenham sucesso na busca por uma colocação no mercado de trabalho.

Logo do Facebook Deixe seu comentário