Parceria entre Prefeitura e Universidade Brasil deve aumentar o número de castrações de an

Parceria entre Prefeitura e Universidade Brasil deve aumentar o número de castrações de animais em Descalvado

Webmaster 20/01/2018 - 00:18
Além das castrações, instituição de ensino também desenvolverá projetos
para a saúde pública veterinária, vigilância ambiental e educação continuada para
a posse responsável de animais de estimação, dentre outros.


Uma nova parceria celebrada entre a Prefeitura Municipal de Descalvado e a Universidade Brasil vai aumentar o número de castrações de animais em Descalvado. Atualmente, o controle de populações caninas e felinas por meio das castrações vinha sendo desenvolvido apenas por intermédio de um convênio entre a Secretaria de Saúde, a Associação Protetora dos Animais de Descalvado [APAD] e a Associação de Médicos Veterinários e Zootecnistas de Descalvado [AMVZD]. De acordo com os dados da Secretaria de Saúde, em 2017 foram castrados 104 cães e 75 gatos [91 deles sob os cuidados da APAD e outros 88 sob a posse de munícipes].

O novo projeto elaborado entre a Prefeitura e a Universidade, objetiva dentre outras ações, compilar, avaliar e traduzir informações catalogadas pelos órgãos do poder público, responsáveis pela gestão da economia, vigilância ambiental e da saúde, a fim de estabelecer uma base de dados que suportem as demais atividades a serem planejadas no projeto como um todo. Como resultado, espera-se obter um banco de dados que possa subsidiar as ações públicas para a melhoria da saúde animal, humana e ambiental no município de Descalvado.

Ainda em decorrência desta parceria, foram estabelecidas algumas obrigações entre o poder público e a instituição de ensino superior, que além das castrações, também promoverá o emprego de práticas voltadas a saúde pública veterinária, vigilância ambiental em saúde , extensão e desenvolvimento rural, mapeamento de potenciais e fragilidades na saúde animal e ambiental do município, educação continuada para a posse responsável de animais de estimação e prevenção de zoonoses, gerenciamento e acompanhamento de campanhas de vacinação antirrábica e a capacitação técnica para pequenos produtores rurais do município de Descalvado.

Dentro do cronograma estabelecido, também estão previstas a realização de Workshops destinados à capacitação técnica para pequenos produtores rurais do município, com temas relacionados às áreas de produção de animais monogástricos como avicultura, suinocultura, apicultura, cunicultura e piscicultura. Outro tema que deverá ser abordado em um dos Workshops está relacionado à área dos animais ruminantes [bovinoculturas de corte e leite, caprinocultura, ovinocultura e forragicultura].

Em contrapartida, a Universidade Brasil terá a sua disposição [por meio da permissão de uso de imóvel] toda a infraestrutura do prédio destinado ao Centro de Controle de Zoonoses [CCZ], localizado ao lado do Hospital Veterinário da instituição de ensino, na Avenida Hilário de Silva Passos, no Parque Universitário.

Esta parceria com a Universidade Brasil era um desejo antigo do Prefeito Antonio Carlos Reschini – o Becão – e o do seu vice Luiz Carlos Rosa Vianna. Segundo os dois gestores públicos, a parceria com a instituição de ensino incrementa as ações já realizadas pela Prefeitura de Descalvado no que tange o controle das populações de caninos e felinos, bem como proporciona um uso efetivo do prédio do CCZ, construído há mais de 5 anos. Com a utilização do local, todas as ações voltadas para gestão e práticas de saúde pública veterinária, assim como mapeamento de potenciais e fragilidades na saúde animal e ambiental do município, estarão sendo implementadas com o respaldo e o ‘know-how’ da Universidade.

Logo do Facebook Deixe seu comentário