Saúde apresenta dados do 2º quadrimestre com aumento significativo na entrega de medicame

Saúde apresenta dados do 2º quadrimestre com aumento significativo na entrega de medicamentos

Webmaster 07/10/2017 - 15:36
Cumprindo o que determina a Lei Federal nº 8.689/93, a Secretaria Municipal de Saúde realizou a sua Audiência Pública, no último dia 27 de setembro, no Plenário da Câmara Municipal, apresentando os dados referentes ao 2º quadrimestre do ano e, entre os dados mais relevantes estão os atendimentos médicos que chegaram a quase 40 mil, 29,97% a mais que no 1º quadrimestre de 2017.

Atendimentos nas unidades básicas de Saúde chegaram a quase 21 mil e especialidades atendidas fora do município foram 5.300. O quadro de procedimentos - cirurgias eletivas, eletrocardiogramas, exames laboratoriais no Centro de Saúde, imunização, colposcopia, ultrassom, transferências com ambulâncias para outros municípios e chamadas com ambulância dentro do município – registrou 12,5% maior que no 1º quadrimestre.

Outro dado importante é o número de exames de Papanicolau que também teve uma alta de 46,37%. Exame que previne o câncer de colo de útero, que é o segundo tipo de câncer que mais mata mulheres no mundo todo. Os procedimentos odontológicos, com ações curativas aumentaram em 26,36% com relação ao primeiro período.

E dentre tantas ações da Saúde Municipal que tem o objetivo de atender a população usuária do Sistema SUS [Sistema Único de Saúde], está a entrega de medicamentos que foi normalizada pela atual gestão. A planilha da Saúde registra um aumento de 114,53% no fornecimento dos medicamentos em todas as unidades básicas de atendimento. No 1º quadrimestre foram 570 mil medicamentos entregues e no 2º quadrimestre atingiu 1.224.321 [milhão] de unidades.

A Secretaria encerrou o período com a aplicação de 28,29% [liquidado] dos recursos próprios do município.

Logo do Facebook Deixe seu comentário