Saúde Municipal fará a dedetização contra baratas em outubro

Saúde Municipal fará a dedetização contra baratas em outubro

Webmaster 30/09/2017 - 14:50
Elevação das temperaturas propiciam a procriação de insetos. Dica é evitar acúmulo de restos de alimentos e de ‘coisas’ inservíveis. A barata gosta muito de pilhas de papéis e papelão



A partir do dia 09 de outubro, uma segunda-feira, a Secretaria Municipal de Saúde, através da Equipe de Controle de Vetores estará fazendo a dedetização de baratas até fim do mês de outubro, atingindo todos os cantos da cidade. Está sendo divulgado o cronograma de dedetização para que a população tome as devidas providências com antecedência.

De acordo com o chefe da Equipe de Controle de Vetores, Silvio Donizete Franceschini a última dedetização feita foi em julho do ano passado. Apesar de se ter poucas reclamações de aparições do bicho, as altas temperaturas propiciam a procriação nos ambientes próprios. A dedetização faz um controle da população das baratas no município, sendo necessária a sua repetição de tempos em tempos.

A Equipe de Controle de Vetores estará com quatro funcionários atuando na aplicação de veneno nos bueiros e bocas de lobos, começando pelos bairros Bosque do Tamanduá, Alto da Boa Vista e Alto de São Miguel.
Em novembro, a Saúde estará se programando para realizar a desratização na cidade, visando combater a infestação de ratazanas na área urbana.

Dicas durante a dedetização
A Secretaria de Saúde avisa a população para que tampe os ralos com grelhas, plásticos, pano úmido ou outro material que vede o acesso dos insetos pela canalização do esgoto e que coloquem algum tipo de vedação nas soleiras das portas, para se evitar que os insetos migrem para dentro das casas durante a dedetização.

A vedação pode ser feita com panos úmidos e fitas adesivas. A sugestão também é para que se mantenham as latas de lixos bem tampadas, assim como as janelas e vitrôs das casas fechados.

Cronograma de dedetização de baratas Outubro 2017

09/10 - manhã – Bosque do Tamanduá
- tarde – Alto da Boa Vista e Alto do São Miguel

10/10 – manhã – Jardim Colonial e Vila São Jorge
- tarde - Jardim do Lago

11/10 - manhã – Recanto dos Ipês
- tarde – Vila Vendramini e Nossa Senhora Aparecida

16/10 – manhã – Morumbi e Santa Cruz das Almas
- tarde – Santa Cruz das Almas

17/10 – manhã – Jardim Albertina
- tarde – São Cristóvão e Parque Milênio

18/10 – manhã – Portal dos Coqueiros e Ricardo César
- tarde – Jardim Bela Vista

19/10 – manhã – Santa Cruz
- tarde – Parque Universitário e Nicola Gola

20/10 –manhã – São Sebastião
- tarde – Parque Morada do Sol

23/10 – manhã – Vila Franco e Jardim Belém
- tarde – Novo Jardim Belém e Cambará

24 a 27/10 – Integral [manhã e tarde] – Centro da cidade


Baratas são os maiores vetores de doenças
Asquerosas e tão velhas quanto os dinossauros, as baratas estão no meio dos homens há séculos. A convivência, sempre nada pacífica, pois são consideradas perigosas à saúde humana, além de nojentas. Atuam como vetores de bactérias, fungos, protozoários, vermes e vírus, sendo responsáveis pela transmissão de várias doenças, principalmente gastroenterites.

Para evitar que entrem em sua casa, siga as dicas: deixar o lixo sempre dentro de sacos plásticos fechados; vedar frestas, rachaduras e vãos que possam servir de abrigo; colocar empecilhos [como sacos de areia] em ralos e encanamentos para evitar a entrada delas; não armazenar caixas de papelão e muito papel junto; não deixar alimento exposto, panelas sujas dentro do forno, sobre o fogão ou dentro da pia; fazer limpeza periódica nos armários da cozinha, forno, despensa, e qualquer local que possa acumular gordura. Essas medidas ajudam a prevenir, mas, caso haja uma infestação, deve-se chamar logo uma empresa de desinsetização.

De acordo com estatísticas da Associação Brasileira do Controle de Vetores e Pragas [ABCVP], o maior nível de infestação residencial por praga é de baratas, com 57%, em seguida está o cupim.

Até mesmo fora de casa as baratas são um problema, principalmente nos transportes públicos. Milhares de pessoas passam pelos ônibus e sem perceber deixam para trás restos de alimentos. Nas frestas do chão do veículo, os insetos encontram um lugar ideal para se abrigar.

Logo do Facebook Deixe seu comentário