Descarte irregular de seringas de insulina preocupa a Saúde pública

Descarte irregular de seringas de insulina preocupa a Saúde pública

Webmaster 16/09/2017 - 06:00
Campanha de conscientização será estendida também às farmácias da rede privada, para evitar riscos de contaminação e de acidentes


A Secretaria Municipal de Saúde vai começar uma campanha de conscientização do uso e descarte correto de seringas, principalmente para os pacientes diabéticos insulinizados. No último sábado, 09, uma grande quantidade de seringas usadas foram encontradas espalhadas nas proximidades do Bairro Santa Cruz das Almas e o fato preocupou a administração pública.

Segundo informações dos moradores não seria a primeira vez que esse tipo de material ficara exposto na rua, com riscos de acidentes e ou de contaminação. O descarte irregular do material pode virar assunto de saúde pública. O secretário Wander Bonelli foi pessoalmente ao local recolher as seringas e encaminhá-las para o descarte adequado.

Todo paciente diabético que toma insulina de forma constante, o chamado paciente insulinizado, que é atendido pela rede da atenção básica do município [SUS – Sistema Único de Saúde] é devidamente orientado quanto ao descarte do material depois de usado.

As seringas, não só de insulina como de qualquer outro medicamento devem ser entregues em qualquer unidade de saúde do bairro ou centro, dentro de uma garrafa pet, para que seja encaminhada para incineração. As farmácias que atendem pacientes da rede particular também são orientadas a coletarem o material depois de utilizado para o devido descarte.

Pensando em reforçar os cuidados com o descarte desse material a Secretaria de Saúde fará uma campanha com cartazes, em todas as unidades de atendimento estendendo também paras as farmácias da rede privada, pois o contado com as seringas descartadas pode trazer contaminação por alguma doença.

A enfermeira e coordenadora do PSF [Programa Saúde da Família],Viviane Cavalcante Pizetta informa que os pacientes que retiram o medicamento nas unidades de saúde só o farão mediante devolução das seringas já utilizadas, para que haja um controle no descarte adequado. As mesmas orientações serão passadas às farmácias, mas a Secretaria não tem como monitorar o atendimento fora do SUS, vai da conscientização de cada um.

Hoje, Descalvado tem 1.317 pacientes em tratamento da diabetes pela rede SUS, dos quais 250 são pacientes insulinizados. Levando-se em consideração o último senso do IBGE de 2016, que aponta Descalvado com 33.165 habitantes, significa que 4% da população está diabética e em torno de 1% toma insulina.

Vale ressaltar que esses números podem ser superiores, pois os dados da rede particular não são transmitidos para o poder público municipal. Mesmo assim os números são considerados elevados pelo porte do município que tem um trabalho intenso na prevenção.

Prevenção da Diabetes

A Diabetes é uma doença silenciosa, o que significa que geralmente, se não forem feitos exames médicos, a pessoa pode não ter consciência de que tem esta condição.

Os principais fatores de risco para o desenvolvimento da Diabetes são: excesso de peso e obesidade; ingestão de açúcar e gordura em excesso; sedentarismo; história familiar e herança genética; idade, estresse; alcoolismo; pré-diabetes; HTA ; diabetes gestacional prévia; história de doença cardiovascular prévia.

A prevenção da Diabetes, para quem tem um ou vários dos fatores de riscos citados, mas não tem ainda o diagnóstico da doença, deve adotar um estilo de vida mais saudável e consultar o médico, fazendo exames regulares de diagnóstico.

Diabéticos
Para quem tem o diagnóstico de Diabetes, a prevenção também é um fator importante para o controle da doença e para uma maior qualidade de vida.

A prevenção passa por alguns pontos-chaves, fundamentais para ter uma vida mais saudável: entender a Diabetes e adotar uma vida saudável.

As mudanças de hábitos são importantes: uma alimentação equilibrada, praticar exercício físico regularmente, controlar a Diabetes monitorizando periodicamente os níveis de glicemia no sangue e tomando a medicação quando prescrita pelo médico.


Logo do Facebook Deixe seu comentário