Prefeitura dá o pontapé inicial para implantação do Prontuário Eletrônico

Prefeitura dá o pontapé inicial para implantação do Prontuário Eletrônico

Webmaster 16/09/2017 - 05:00
Esse é um grande marco para o setor da Saúde pública. Todos os dados dos pacientes do SUS estarão acessíveis em todas as unidades básicas, incluindo Pronto Socorro


No último dia 6 de setembro, quarta-feira, a Secretaria Municipal de Saúde apresentou aos gestores do setor e à equipe de governo do prefeito Becão Reschini e seu vice Luiz Carlos Vianna o início da implantação do sistema de Prontuário Eletrônico, pela empresa RKM Sistemas Web de Gestão Pública, vencedora da licitação pública. A meta é que em janeiro de 2018 o sistema esteja 100% pronto.

A apresentação oficial aconteceu em ato solene no Plenário da Câmara Municipal com a casa cheia e mesa formada pelo secretário da Saúde, Wander Bonelli, prefeito Becão, vice Luiz Carlos, representante da empresa Rodrigo Pereira da Silva e presidente da Casa, vereador Luisinho Panone. Todos acompanharam o hino nacional e o hino da cidade, seguida da apresentação clássica do músico Flávio Tallarico e seu violino.

A RKM é uma empresa especializada na informatização de sistemas com foco no setor público e está no mercado há 30 anos, sendo responsável pela implantação de sistemas em muitas prefeituras da região.

O ConectaSUS é um sistema via web que oferece um controle dos processos de trabalho realizados na rede municipal de saúde, desde os prontuários dos pacientes, o atendimento na atenção básica, os medicamentos da farmácia, até o controle de exames e de faturamento. Essa automatização e organização de dados possibilita gerenciar de maneira eficaz e integrada as informações eletrônicas do cidadão.

Em síntese, quando todo o sistema estiver pronto e operando, as unidades de saúde, incluindo o Pronto socorro, terão as informações de todos os pacientes integradas de forma a promover redução de custos operacionais e dos serviços críticos como farmácia, exames e transporte sanitário, e com certeza o atendimento será mais dinâmico.

Bonelli disse que essa automação do setor da Saúde é um grande marco para Descalvado e como funcionário de carreira, vê um sonho que está sendo construído através da informatização, para um serviço tão vital e necessário. “Sinto-me extremamente feliz por estar dando início a este importante projeto”. O secretário ainda explicou que é mais uma importante ferramenta de economia dos recursos financeiros públicos e concluiu que “não dá para brincar de fazer”.

O representante da RKM explicou aos presentes que são várias as etapas de implantação até o funcionamento de fato do sistema e, após essa fase a etapa será a de manter a qualidade da informação no sistema. Todo usuário do sistema SUS terá um novo cartão, tipo cartão magnético, cujo modelo foi passado para o público presente visualizar durante a apresentação.

O prefeito Becão e seu vice lembraram que a implantação do Prontuário Eletrônico foi uma bandeira empunhada por eles durante o processo eleitoral de 2016, e que em pouco tempo estão vendo sua realização para melhorar cada vez mais a qualidade do atendimento, da rede de atenção básica da Saúde. “... Não vamos ficar olhando no retrovisor, esse é o nosso lema e estamos encarando todos os desafios”, concluiu Vianna, em seu discurso de agradecimento a toda equipe de governo e da Saúde.

Avanços
Além das constantes reuniões com os gestores da Saúde, funcionários e população usuária do SUS, a Saúde tem buscado auxílio junto ao Conselho Municipal de Saúde discutindo as melhorias no atendimento.

Os servidores da pasta têm se dedicado muito e no momento se preparam para uma capacitação, para poderem operar a agenda eletrônica do novo sistema, pois os computadores que serão utilizados nas unidades de Saúde ainda estão sendo licitados, juntamente com uma impressora adequada.

Tudo confrontará com a implantação do Projeto Cidade Digital que está em fase bastante avançada, o qual estará liberando o uso da internet através da fibra ótica, trazendo grande economia à administração pública e mais velocidade na navegação.

Outra grande conquista da Saúde em apenas 8 meses de gestão é a chegada de quatro novos veículos e mais dois utilitários que estão em fase de aquisição. Os veículos 0 km, incluindo a caminhonete Kia Bongo do Departamento de Trânsito ficaram estacionados na porta do Legislativo durante a tarde do dia 06.
Logo do Facebook Deixe seu comentário