Consumo de água aumenta em até 30% e pode causar desabastecimento

Consumo de água aumenta em até 30% e pode causar desabastecimento

Webmaster 16/09/2017 - 01:00
SEMARH começa a alertar a população para evitar desperdícios. Carro de som pedindo a colaboração está nos bairros mais populosos


Há 118 dias sem chuvas significativas e com a brusca elevação das temperaturas nas últimas semanas, os reservatórios de abastecimento de Descalvado começam a sentir o efeito do alto consumo de água. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos - SEMARH – começa uma mobilização esta semana, de conscientização nos bairros da cidade. O aumento no consumo já chega a 30%.

Um carro de som está percorrendo os principais bairros da periferia que mais sofrem com o desabastecimento, como o Jardim Albertina, por exemplo, para fazer um alerta contra o desperdício de água. O alerta deverá se estender gradativamente para todas as regiões e centro.

Segundo informações da SEMARH, completa neste final de semana 118 dias sem chuvas significativas sobre o município. A última boa chuva ocorreu em 21 de maio, quando o laboratório da secretaria registrou o acúmulo de 42 milímetros nos reservatórios de água. O chuvisco durante três dias no mês de agosto não passou de 04 milímetros, muito insignificante para contar como acúmulo.

Apesar de ainda ser a estação do inverno, as temperaturas estão muito elevadas durante os períodos da tarde, o que faz com que, principalmente as donas de casa se utilizem mais desse recurso natural. E justamente o alerta é para que se evitem os desperdícios, como lavar calçadas, quintais, carros e que se faça uma vistoria nos possíveis vazamentos em tubulações.

Todos se lembram da última grande seca que acometeu Descalvado no início de 2014, causando um grave desabastecimento nas represas Calmon e Rosário, que foram salvas pela transposição emergencial das águas do Córrego da Onça. Neste mesmo período muitas cidades da região tiveram racionamentos de até 12 horas e algumas ainda não normalizaram até hoje o abastecimento.

O secretário Valdecir Marcolino pede a colaboração de todos para que não falte água nas residências, nos comércios e nas indústrias, pois o consumo aumentou em até 30% nas últimas semanas, sendo que a maior parte desse aumento é referente a desperdícios.

A tendência, de acordo com relatos de estações meteorológicas é chover cada vez menos. As próximas chuvas estão previstas apenas para o fim do mês de setembro ou início de outubro.

Uma boa dica para manter o quintal limpo é reutilizar a água da máquina de levar roupas.

Logo do Facebook Deixe seu comentário