Professora inclui viagens temáticas no conteúdo programático do Ensino Fundamental

Professora inclui viagens temáticas no conteúdo programático do Ensino Fundamental

Webmaster 19/08/2017 - 17:47
Experiência em levar alunos em viagens começou no Magistério replicando atividade desenvolvida pela mãe, que é professora aposentada



Vários professores têm inovado a forma de aprendizado incluindo atividades de lazer e artesanato como conteúdo programático para o Ensino Fundamental. A professora Maria José Casati de Oliveira, conhecida como ‘Zezé’, da EMEF Coronel Tobias e EMEI Paulo Roberto Jordão inclui viagens temáticas para seus alunos onde possa trabalhar os animais, tipos, habitat e alimentação. A próxima viagem será em 7 de dezembro para o Parque do Gorilão, no Novo Shopping em Ribeirão Preto.

Professora há 30 anos e filha de professora aposentada - Maria Célia, que foi quem inspirou Zezé a incluir as viagens como atividades para seus alunos, disse que adorava viajar junto com a mãe e seus alunos.

Ela trabalha o tema primeiramente em sala de aula, usando dos recursos de vídeos na lousa digital, tem trabalhado bastante sobre os dinossauros, e depois agenda uma viagem para locais onde o que os alunos aprenderam em sala de aula possam vivenciar pessoalmente.

As viagens são trabalhadas e organizadas junto com a direção e coordenação da Escola e com os professores e é dado a oportunidade dos pais viajarem junto com os filhos. “Acredito na importância da união escola e família para o melhor do aluno. Por isso nas minhas viagens sempre levo pais, avós, irmãos, isso ajuda na união, na convivência”, explica a professora.

Desde que é professora no Cel Tobias tem levado os alunos para essas viagens, sempre no final do ano. Desde que começou a dar aulas para as crianças Zezé realizou excursões para Rio Claro [Museu do Café e passeio de trem]; Walter World Park em Poços de Caldas e visitas nas Cachoeiras e Relógio Floral; Zoológico de São Paulo, Parque Ecológico de São Carlos; Passeio de Navio - Eclusas em Barra Bonita e, Parque do Gorilão no Novo Shopping em Ribeirão Preto.

No último dia 5 de julho, 130 alunos foram para o Zoológico em São Paulo e visitaram a Exposição de Dinossauros. As negociações com os pais dos alunos começou quatro meses antes para que pudessem parcelar o custeio de cada um. Partiram cinco ônibus de Descalvado levando mais de 100 adultos entre pais, avós e tios, com acompanhamento de 13 professores e inspetores, além dos alunos.

“Faço essas viagens, pois para muitos é a única oportunidade de conhecer lugares diferentes e abrir novos horizontes na vida deles. Não tem recompensa maior do que ver o sorriso das crianças, conhecendo, brincando, realizando o sonho de ter conhecido os animais, passeado de navio, se divertindo até cansar nos brinquedos”, fala Zezé com orgulho.

A tradição de incluir as viagens no rol de atividade do conteúdo programático da escola vem de lá de trás, quando a professora lecionava no Magistério e levava suas alunas para as Palestras e Seminários na Faculdade Barão de Mauá, visitas em Creches e Escolas em cidades da região. A experiência foi transferida para os alunos do Ensino Fundamental.

Para a viagem do final do ano a expectativa é de bater o recorde de público do ano passado, que levou de Descalvado nove ônibus.
Logo do Facebook Deixe seu comentário