Professora do Ciclo I introduz o bordado como forma de aprendizado

Professora do Ciclo I introduz o bordado como forma de aprendizado

Webmaster 15/08/2017 - 12:05
Além de desmistificar a questão de que só a mulher borda, o projeto trata de valores e o trabalho como um trabalho, independente de quem o realiza


Professora do Ensino Fundamental Integral da EMEF CAIC "DR. Cid Muniz Barreto" introduz aulas de artesanato - Oficina de Bordado em Ponto Cruz - para 25 alunos do 3º ao 5 ano, promovendo o aprendizado através de atividades lúdicas, que buscam atender demandas sociais cotidianas significativas para esse público.

A iniciativa da profa. Sônia de Oliveira Souza é trabalhar ao longo do ano letivo atividades diferenciadas dos conteúdos programados para o Ciclo I. A Oficina de Bordado busca resgatar antigas técnicas de bordado instruindo o aluno a saber manusear a agulha, exercitando coordenação motora fina, as habilidades manuais, cartografia através da leitura dos gráficos, a concentração, a disciplina, e a imaginação, promovendo a concentração, e a percepção da construção gradativa do seu conhecimento para um novo modo de pensar a vida.

“O ensino e a aprendizagem tornam-se uma maneira mais fácil do indivíduo manter sua autonomia, por meio do conhecimento. O conhecimento em si, abrange vários parâmetros diversos na sociedade. Pois, a sociedade requer e precisa de pessoas que tenham um bom respaldo, apresentando ideias transformadoras, e ao mesmo tempo competitivas”, explica Sônia e acrescenta que o aprendizado modifica e transforma o sujeito desde a infância até a idade adulta.

As aulas de artesanato incluem desenhos matemáticos, mesmo quando se usa moldes, para que os alunos entendam as medidas e gráficos usados na execução do trabalho, exigindo planejamento, raciocínio, habilidades manuais e noção estética. Sônia diz que além de desenvolver inúmeras habilidades, o projeto ainda buscar no próprio educando esta visão, de que o entendimento do bordar como um passo a passo mais próximo de uma reflexão sobre o que significa o ato de fazer, possibilitando ao mesmo uma forma de renda futura para sua própria sobrevivência.

Esse trabalho também desmistifica a questão do bordado como um trabalho feminino. Mostra apenas a questão do trabalho realizado, ou seja, a capacidade criativa que cada um possui. Além de trabalhar a questão de valores, trabalho é apenas trabalho e pode ser realizado indiferente do gênero de quem o realiza.
Logo do Facebook Deixe seu comentário