Ricci quer criação de Escola de Artes da Terceira Idade

Ricci quer criação de Escola de Artes da Terceira Idade

Webmaster 05/08/2017 - 01:03
O vereador Sebastião José Ricci [PP] encaminhou anteprojeto de lei ao Executivo propondo a criação da Escola de Artes da Terceira Idade. “Descalvado apresenta uma grande percentagem de população idosa, que poderá ser beneficiada grandiosamente com a instituição de cursos artísticos”, justifica.

Ricci observa que diversas cidades do País estão implantando a “Arte Terapia” para a população idosa a fim de oferecer momentos de descontração e relaxamento, valorização e apoio, sem focar as dificuldades próprias da idade, como disfunções físicas, perdas, dores e solidão.

Para ele, “a arte é um importante trabalho educativo, uma vez que procura, através das tendências individuais, encaminhar a formação do gosto, estimular a inteligência e contribuir para a formação da personalidade do indivíduo, sem ter como preocupação única à formação de artistas”.

No curso, explica, “são propostas oficinas de arte que auxiliam o idoso a desenvolver ou reavivar habilidades, exercitar a memória, a observação e concentração, o que propicia a autopercepção, de forma que possa constatar os recursos próprios, podendo melhorar a autoestima”.

“No processo de criação, o artista pesquisa a sua própria emoção, liberta-se da tensão, ajusta-se, organiza pensamentos, sentimentos, sensações e forma hábitos de trabalho, ou seja, ele se reeduca”, frisa.

Cartão Reforma
Ricci indica ao Executivo que determine local, data e horário para inscrição dos cadastros de famílias descalvadenses interessadas em participar do Programa “Cartão Reforma”, do Governo Federal, que deverá começar em setembro de 2017.

“O programa repassa um crédito da União para famílias com renda mensal de até R$ 1,8 mil para realizar reformas nas suas residências, adquirindo materiais de construção em lojas credenciadas”, pontua.

“Os beneficiários terão um crédito variável, que vai de R$ 2mil a 9 mil. O governo federal planeja beneficiar 100 mil famílias como forma de concessão de subvenção econômica, ou seja, não será preciso pagar o valor, pois não se trata de um empréstimo”, conclui.

Logo do Facebook Deixe seu comentário