Câmara promove exposição das telas de João Marchetti

Câmara promove exposição das telas de João Marchetti

Webmaster 03/08/2017 - 06:24
Durante o mês de agosto, a Câmara Municipal de Descalvado, por meio do Projeto Cultura na Câmara, apresenta a exposição “Retrospectiva João Marchetti”, com 24 telas do renomado artista.

A exposição teve a iniciativa do Vereador Sebastião José Ricci e contou com apoio do Presidente Luisinho Panone e demais vereadores.

A mostra “Retrospectiva João Marchetti” foi inaugurada em julho, no Museu Municipal, como uma das atividades culturais de férias. Ao prestigiar o evento no museu, Ricci pediu a sua Diretoria que as telas fossem expostas na Casa da Democracia. “É mais uma oportunidade para a população prestigiar a arte do saudoso João Marchetti”, concluiu o vereador.

João Marchetti
João Marchetti nasceu em 14 de maio de 1935. Foi carteiro de profissão e um dos maiores artistas de Descalvado: pintava quadros, fazia esculturas e outros artesanatos. Sua temática preferida era a Descalvado Antiga. Retratou a “Avenida Guerino Oswaldo”, a “Praça da Matriz” e o “coreto do Jardim Velho”, nos primórdios da cidade. Pintou também tipos e tradições populares.

No artesanato entalhava em tijolos e madeiras, fazia esculturas em vários tipos de materiais e, ainda, encadernava livros artesanalmente. Seu talento era tanto que chegou a ministrar vários cursos para disseminar sua técnica.

Marchetti morreu com 70 anos. Estima-se que tenha produzido mais de 200 obras, que foram expostas em vários eventos no Município e no Estado. A maioria delas foi adquirida por particulares e hoje se encontram espalhadas não só em Descalvado como em outras partes do Brasil e na Europa. Apenas alguns de seus trabalhos estão disponíveis à população: quatro quadros expostos na Biblioteca “Gerson Álfio de Marco” e 32 esculturas que fazem parte do acervo do Museu Público Municipal.

Exposição
Os quadros ficarão na Câmara até o final do mês. A visitação acontece de segunda a sexta, das 12h às 18 horas e as segundas, a partir das 18 horas, nas sessões legislativas.

Logo do Facebook Deixe seu comentário