Curso de Cuidador de Idoso tem seu encerramento marcado para este sábado, 29

Curso de Cuidador de Idoso tem seu encerramento marcado para este sábado, 29

Webmaster 29/07/2017 - 06:52
Sob o comando técnico de dr. Nunes, primeiro curso oficial de cuidador contou com vários profissionais voluntários que enriqueceram o conhecimento dos alunos


Após três meses de início do primeiro Curso de Cuidadores de Idosos, organizado pelo Conselho Municipal do Idoso [CMI], com grande apoio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social [SADS], participantes farão o encerramento neste sábado, 29. Das 50 vagas disponibilizadas, 45 alunos receberão a certificação de aptidão para cuidarem de idosos. O encerramento acontece nas dependências do PLIMEC – Centro Comunitário ‘Dr. Alberto Sundfeld’, no Bairro Santa Cruz.

O curso comandado pelo médico voluntário dr. Luís Nunes, ofereceu de forma gratuita aos participantes conteúdos teóricos e práticos em 12 aulas ministradas aos sábados, somando 48 horas ao total.

Vários profissionais da área da saúde doaram algumas horas de seu tempo para transmitirem aos alunos técnica e conhecimento, entre eles alguns profissionais da Secretaria Municipal de Saúde: a farmacêutica Nádia M. P. A. Veiga, que abordou as formas de administração de medicamentos, alterações farmacocinéticas em idosos, polimedicação, interação medicamentosa e outros; o médico Psiquiatra dr. Antônio Donizete Prearo abordou as peculiaridades do cuidado médico do idoso, doenças demenciais, depressão em idosos e os medicamentos.

O curso também contou a abordagem da mobilidade dos idosos, idosos acamados e prevenção de quedas, através da fisioterapeuta Fernanda Galetti; também abordou a higiene dos idosos, banho, banho de leito, feridas e medicamentos, através da enfermeira Aurea Ribeiro. A nutricionista Rita Rinaldi falou sobre a alimentação e saúde dos idosos, tipos de nutrição, a nutrição no idoso, desidratação, avaliação do estado nutricional, necessidades nutricionais, pirâmide alimentar para os idosos.

Entre outros temas os psicólogos Patrícia R. C. Corrêa e Romualdo apresentaram os aspectos psicológicos do envelhecimento e a espiritualidade na terceira idade. O bombeiro "Neguinho" ensinou técnicas de ressuscitação, primeiros socorros e outros temas relacionados. O fisiologista Eder, da cidade de Santa Rita do Passa Quatro trouxe o tema qualidade de vida dos idosos e fez uma palestra motivacional com exercícios específicos voltados para os idosos. As terapeutas ocupacionais Bruna Pereira Ricci Marini e Lays Cléria Batista Campos discorreram sobre o ‘envelhecimento e a qualidade de vida abordando as adequações mobiliárias às atividades de vida diária’.

Como responsável técnico pela idealização do curso, o dr. Nunes apresentou seis módulos que foram desenvolvidos ao longo das aulas: 1- introdução e conceitos; cuidados com a higiene e alimentação do idoso; anatomia, fisiologia e bioquímica; 2 - dermatologia, saúde ocular, saúde bucal e saúde auditiva; principais enfermidades e cuidados de enfermagem; 3 - cuidados específicos ao idoso, organização da casa segura; administração de medicamentos orais; 4 - comportamentos problemáticos e prevenção; agitação, raiva e agressividade; incontinência urinária; problemas de sono; resistência ao cuidador; comportamentos sexuais inapropriados; isolamento, solidão e tristeza; conduta perseverante e repetições; alucinações, suspeitas e ideias delirantes; 5 - aspectos jurídicos, estatuto do idoso e bioética e 6 - atividade física e lazer para idosos.

A presidente do Conselho Municipal do Idoso, Flávia Teresa Moreira dos Santos desde já agradece a todos que se dedicaram a esta realização contribuindo com palestras, patrocinando o material do curso, ao dr. Nunes, ao pessoal do CRAS – Centro de Referência de Assistência Social, à SADS, à Secretaria de Saúde, aos funcionários do PLIMEC, aos membros do CMI, ao prefeito Becão Reschini, ao vereador Argeu, à sra. Sonia do café, ao motorista que transportou os alunos e outros que de alguma forma contribuíram para esta realização.

A presidente do CMI, Flávia, encerra os agradecimentos de idealização do curso com o Artigo 10 do Estatuto do Idoso: " É obrigação do Estado e da Sociedade, assegurar à pessoa idosa a liberdade, o respeito e a dignidade, como pessoa humana e sujeito de direitos civis, políticos, individuais e sociais, garantidos na constituição e nas leis”.

Quem participou do curso receberá um certificado de qualificação para atuar como cuidador de idoso de forma informal, podendo auxiliar nos cuidados de pessoas idosas da família e até mesmo ganhar uma renda extra. O resultado foi muito bom e por isso o CMI já pensa numa segunda edição do curso, que deverá chamar as pessoas que deixaram o nome na lista de espera.

Logo do Facebook Deixe seu comentário