Descalvado, 21 de Julho de 2017 Busca:   
Descalvado

Museu aproveita as férias para uma ‘Retrospectiva João Marchetti’

15/07/2017

Exposição abre no dia 20 e se encerra no dia 28 de julho. Uma grande oportunidade para conhecer um pouco do multitalento de um dos maiores artistas da cidade


Na próxima quinta-feira,20 de julho, às 19h, será inaugurada a Exposição ‘Retrospectiva João Marchetti’, no Museu Público Municipal, na antiga FEPASA. A exposição ficará disponível ao público até o dia 28 de julho. O visitante terá a oportunidade de conhecer uma pequena mostra do talento do artista descalvadense, que além de pintor de quadros, também era escultor e artesão. A exposição reunirá mais de 50 obras, entre quadros e pinturas.

Esta é uma excelente programação para as férias de julho, segundo a diretora de Educação e Cultura, profª Alessandra Paganotto, é uma ótima oportunidade para conhecer o trabalho de um dos maiores artista de Descalvado.

O Museu fica aberto das 9h às 11h e das 14h às 17h, durante a semana.

‘João Marchetti’
Nascido em 14 de maio de 1935, João Marchetti, carteiro de profissão, foi um dos maiores artistas de Descalvado. Desde pequeno demonstrava seu talento para as artes e aos 19 anos pintou seus primeiros quadros. Sua temática preferida era a Descalvado Antiga, com suas paisagens rurais e a atmosfera de cidade do interior. Retratou também tipos e tradições populares.

Além de pintor, João Marchetti foi escultor e artesão, fazia entalhes em tijolos e madeiras, esculturas em vários tipos de materiais e, ainda, encadernava livros artesanalmente. Seu talento era tanto que chegou a ministrar vários cursos para disseminar sua técnica.

Marchetti morreu logo após completar 70 anos. Estima-se que tenha produzido mais de 200 obras, que foram expostas em vários eventos no Município e no Estado. A maioria delas foi adquirida por particulares e hoje se encontram espalhadas não só em Descalvado como em outras partes do Brasil e na Europa. Apenas alguns de seus trabalhos estão disponíveis à população: quatro quadros expostos na Biblioteca “Gerson Álfio de Marco” e 32 esculturas que fazem parte do acervo do Museu Público Municipal.

A Exposição Retrospectiva João Marchetti, ficará no Museu do dia 20 ao dia 28 de julho, e será uma excelente oportunidade para a população conhecer um pouco mais do trabalho desse artista.





Voltar




 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2017 - Todos os direitos reservados