Prefeitura começa a operar o novo transbordo licenciado pela CETESB

Prefeitura começa a operar o novo transbordo licenciado pela CETESB

Webmaster 03/07/2017 - 21:39
Local está preparado para receber até 60 toneladas de lixo doméstico por dia. Dentro de 180 dias o setor de Obras Municipal deverá providenciar a cobertura


Graças ao empenho da administração Becão Reschini e Luiz Carlos Vianna, com o apoio dos vereadores, Descalvado começou a operar esta semana a nova área de transbordo de resíduos sólidos domiciliares [lixo doméstico] em área devidamente licenciada pela CETESB – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, através dos esforços das Secretarias de Obras e SEMARH. O transbordo está instalado dentro da área reservada da ETE – Estação de Tratamento de Esgoto, na estrada do “Ranchão”.

Vale lembrar que a Prefeitura vem amargando com o pagamento de multas de gestões passadas pela negligência de operação em transbordo irregular. Primeiro foi instalado na antiga Cava Funda, depois transferido para a área onde seria instalada a cervejaria ‘Donna’, considerada área de proteção ambiental e, por último de forma provisória, próximo ao antigo matadouro municipal – às margens da SP-215.

Este é mais um problema crônico que está sendo resolvido pela atual administração dentro das exigências e normas técnicas da lei, dentre as quais exigiu-se a instalação de caçambas estacionárias para depósito do lixo, caixas coletoras de chorume, medidas de contenção de arraste de resíduos pela ação dos ventos, implantação de barreira vegetal em todo o perímetro da área de transbordo, higienização geral do local bem como o controle de aves, insetos, roedores e demais vetores.

Dentre as exigências também está a realização da coleta seletiva para a diminuição do lixo, através de uma triagem, que segundo o engenheiro do setor de Obras, Cláudio Fuzaro já está sendo feita, o que tem gerado grande economia no custeio do transbordo do lixo. “A nossa expectativa é de que se reduzam ainda mais esses custos”, comenta o prefeito Becão.

O novo transbordo foi construído para uma capacidade diária de 60 toneladas de lixo. A Prefeitura tem um prazo de 180 dias para providenciar a cobertura do local e a licença concedida pela CETESB é válida até 2022.

Na última terça-feira, 27, Becão esteve pessoalmente fiscalizando a execução do transbordo, acompanhado do secretário da SEMARH, Valdecir Marcolino e do engenheiro Fuzaro. Becão frisou que esse trabalho terá um acompanhamento constante de ambas as secretarias para garantir a segurança sanitária do local.

Fotos:
Becão, Marcolino e Fuzaro conferindo as caçambas estacionárias de lixo

Com o auxílio de uma máquina o lixo do caminhão é empurrado para as caçambas

Área das caçambas estacionárias
Vista da área superior do transbordo, onde os caminhões se posicionam para depositar o lixo
Fiscal Ambiental, Dario Maia, Marcolino e Becão vistoriando uma das caçambas de lixo
Prefeito e Marcolino conferindo a estrutura de desova do lixo
Cerva viva com mudas de eucalipto
Logo do Facebook Deixe seu comentário