Mulher de Descalvado, de 59 anos, está em estado grave pelo vírus H3n2

Mulher de Descalvado, de 59 anos, está em estado grave pelo vírus H3n2

Webmaster 01/07/2017 - 00:00
Saúde Municipal prorrogou até o dia 07 a imunização contra a gripe para o grupo dos idosos a partir dos 50 anos de idade


A Vigilância Epidemiológica de Descalvado [Secretaria Municipal de Saúde] ampliou a vacinação contra a gripe no município para pessoas a partir de 50 anos, devido à incidência de morte na região pela mutação do vírus H1n1 para o H3n2. Campinas registrou duas mortes em pessoas idosas, uma com 87 anos e outra com 78 anos. Descalvado tem um caso confirmado de infecção pelo H3n2 em uma mulher de 59 anos que não tomou a vacina contra a gripe.

A campanha de vacinação foi prorrogada até o dia 07 de julho, próxima sexta-feira, para ampliar a grade de proteção contra o vírus Influenza e também ampliando a idade do grupo de risco do idosos que passa a ser a partir dos 50 anos.

O Centro de Saúde ‘Dr. Vital Brasil’ e as unidades de saúde no Jardim Albertina, Morada do Sol e Tamanduá estarão fazendo a imunização durante a semana.

O primeiro caso de infecção por H3n2 foi detectado após a realização de exames de material coletado em uma paciente de 59 anos internada no Hospital de Descalvado, com sintomas de gripe com um caso bastante agravado. A mulher é obesa e portadora de diabetes o que prejudica ainda mais o quadro. Ela está sendo tratada e acompanhada por um médico infectologista da rede pública com atenção da Secretaria de Saúde.

A mulher infectada deverá ser internada novamente para maior controle da doença e suas complicações, pois está com o aparelho respiratório bastante comprometido. Seus familiares, quem aceitou, foram imunizados contra o vírus, mas teve gente que não quis tomar a vacina.

A situação é preocupante, pois o inverno é propício para a contração do vírus que tem várias mutações e que causou duas mortes na cidade de Campinas [SP] – aproximadamente 180 km de distância. A vacina contra a gripe é potente contra as várias mutações do vírus Influenza A, quem tomou a vacina antes do inverno está seguro contra a contração da doença e suas complicações.

Na região próxima à Descalvado já são seis mortes por gripe H3n2. Além das duas mortes em Campinas, o município tem mais 21 casos do vírus.

Agente etiológico
A doença é causada pelos vírus Influenza, pertencente à família Orthomyxoviridae, com genoma de RNA segmentado. Existem 3 tipos de vírus influenza: A, B e C. O vírus influenza C causa apenas infecções respiratórias brandas, não possui impacto na saúde pública e não está relacionado com epidemias.

O vírus influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus influenza A responsável pelas grandes pandemias. Os vírus influenza A são ainda classificados em subtipos de acordo com as proteínas de superfície, hemaglutinina [HA ou H] e neuraminidase [NA ou N].
A proteína H está associada ao reconhecimento e infecção das células do trato respiratório, onde o vírus se multiplica; enquanto a proteína N está envolvida na liberação das partículas virais da superfície das células infectadas. Dentre os subtipos de vírus influenza A, os subtipos A[H1N1] e A[H3N2] circulam atualmente em humanos. Alguns vírus influenza A de origem aviária também podem infectar humanos causando doença grave, como no caso do A[H5N1] e A[H7N9].

Logo do Facebook Deixe seu comentário