Comitiva de Descalvado partiu para o JORI 2017 na quarta-feira, em Lins

Comitiva de Descalvado partiu para o JORI 2017 na quarta-feira, em Lins

Webmaster 22/06/2017 - 18:01
Modalidade de coreografia fez o último ensaio na tarde de terça-feira, 20, com a presença do prefeito, da primeira dama e do presidente da Câmara


Descalvado está sendo representada esta semana, na cidade de Lins [SP], com uma comitiva da 3ª Idade para as competições do JORI 2017 – Jogos Regionais do Idoso que seguem até o domingo, 25. São oito modalidades inscritas por Descalvado, entre elas a de Coreografia que teve o último ensaio no dia 20, terça-feira, assistido pelo prefeito Becão Reschini, primeira dama Maria do Carmo Reschini, do presidente da Câmara, vereador Luisinho Panone, do suplente de vereador Gilson ‘do mercado’, do diretor de Esporte, prof. Marco Biazoli, sob o comando da professora de dança, Daniela Pires Fuzaro, além de parentes e amigos.

As mulheres da 3ª Idade de Descalvado estarão representando a cidade na coreografia com o tema “Mistérios de Cleópatra”, com um figurino arrojado e movimentos encorpados. As expectativas de colocação no JORI são as melhores possíveis.

Através da SELT [Secretaria Municipal de Esporte Lazer e Turismo], da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social [SADS] e do Fundo Social e Solidariedade Municipal, a 3ª Idade leva o nome de Descalvado para as disputas nas modalidades de voleibol, categorias masculina e feminina, bocha, malha, truco, buraco, atletismo, dominó e coreografia [dança].

A comitiva da 3ª idade partiu em viagem às 11h30 de quarta-feira, 21, e encerram a participação lá em Lins, no domingo.

Como nasceu o JORI
Os Jogos dos Idosos tiveram seu início em 1994, com a nomenclatura de “Caros Coroas”, em São Paulo, no Ginásio do Ibirapuera. O evento foi um sucesso, e a [antiga] Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo do Estado de São Paulo, hoje Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude organizou outro encontro dos participantes em 1995, já com o nome de Jogos Regionais do Idoso [JORI], em parceria com o Fundo Social de Solidariedade, que tinha como presidente na época, dona Lila Covas.

A realização tem como objetivo principal de proporcionar aos participantes a socialização, integração, e participação em evento, competindo saudavelmente entre si, buscando a superação, pois todos os atletas ganham medalha pela sua atuação na competição.

São 14 modalidades disputadas entre atletas de ambos os gêneros com, no mínimo, 60 anos de idade: atletismo; bocha; buraco; coreografia; damas; dança de salão; dominó; malha; natação; truco; tênis; tênis de mesa; voleibol adaptado e xadrez.

Para a inclusão nos Jogos, até o ano de 1997 a idade mínima era de 55 anos, mas a partir do ano de 1998 a idade mínima foi elevada para 60 anos. Os jogos passaram a ser realizados em algumas regiões paulistas, evoluíram e tornaram-se classificatórios para JEI – Jogos Estaduais do Idoso, que atualmente intitulada como JAI – Jogos Abertos do Idoso.

Somando as 8 Regiões Esportivas do Estado [Descalvado faz parte da 3ª Região], participaram do JORI 2016 14 mil pessoas, além dos atletas, contando com árbitros, técnicos e equipes de apoio, foram envolvidas no evento 21 mil pessoas.

Fotos:
Equipe da 3ª Idade que disputará o JORI 2017, em Lins
Último ensaio para a categoria de coreografia, na quadra do Ginásio de Esportes
Prefeito Becão, com a primeira dama Maria do Carmo, diretor da SELT, Biazoli, presidente da Câmara Luisinho Panone, com as dançarinas que estarão no JORI
Gallo [SELT], Gilson do Mercado, Cilmara [SADS], primeira dama Maria do Carmo
Maria do Carmo e Becão desejando boa sorte às "meninas"

Comitiva de Descalvado que está no JORI 2017, em Lins
Logo do Facebook Deixe seu comentário