Saúde Municipal registra economia no primeiro quadrimestre comparado a 2016

Saúde Municipal registra economia no primeiro quadrimestre comparado a 2016

Webmaster 04/06/2017 - 22:30
Fim da falta de medicamentos na farmácia municipal é uma das vitórias da atual gestão, além do aumento nos atendimentos e curativos odontológicos com a aplicação de menos recursos


A Secretaria de Saúde Municipal apresentou no último dia 30, terça-feira, os dados sobre a aplicação financeira e a produção neste primeiro quadrimestre, apontando o grande avanço na gestão de acordo com o que foi planejado pela atual administração. Foram aplicados 27,37% dos recursos, que se comparado ao mesmo período do ano passado teve uma economia de 11,45%. As prateleiras da farmácia municipal estão abarrotadas de medicamentos acabando de vez com a falta dos principais remédios. Até abril foram entregues cerca de 580 mil medicamentos.

Os dados foram apresentados em Audiência Pública realizada no Plenário da Câmara Municipal, que contou com a casa cheia, com a presença dos profissionais e funcionários da área de Saúde, usuários da rede da atenção básica, do prefeito Becão Reschini, do vereador Ricci, dos secretários Valdecir Marcolino [SEMARH], Wander Bonelli [Saúde], da diretora de Saúde Luiza Tinelli, da diretora da Agricultura Cristina Castiglione e, de membros do Conselho Municipal de Saúde.

De acordo com dados do SIOPS - Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde, do Ministério da Saúde, em 2013, Descalvado aplicou 34, 93% dos recursos anual em Saúde; em 2014 registrou 34,66%, em 2015 baixou para 30,88% e em 2016 o percentual foi de 28,76%. No comparativo com o primeiro quadrimestre de 2014 o percentual foi de 47,03%.

O trabalho que vem sendo feito é sempre com o cuidado no gasto do dinheiro público e os resultados estão ai. Com bem menos aplicação do que em outros anos a atual gestão acabou com a falta de remédios e a demanda reprimida de consultas em determinadas áreas. Até o mês de abril foram entregues aos usuários da Saúde púbica 570.691 medicamentos.

O atual secretário vem cumprindo o que dita o TAC [Termo de Ajuste de Conduta0 com o Ministério Público, de enxugar a Associação dos Funcionários da Santa Casa, que chegou a ter 150 contratados e agora está com 81. Segundo informações mais quatro serão colocados em aviso prévio. O índice prudencial da folha de pagamento precisa baixar mais para que haja condições de se realizar o concurso público para agentes comunitários e agentes de endemias.

De janeiro a abril o município prestou 45.110 atendimentos, entre as Unidades Básicas, Unidades de Saúde da Família, Pronto Socorro, Especialidades locais e fora do município. As campanhas de imunização com vacinas atenderam quase 8 mil pessoas e foram atendidos 1.575 chamados para ambulância. O município subsidiou quase 30 mil exames laboratoriais.

Destaca-se também o crescimento nos atendimentos fonoaudiológicos – 745 , psicológicos – 654, ginecológicos -1.677 e quase 12 mil ações curativas odontológicas. Na área de suplementação alimentar Descalvado atende pouco mais de 2.000 crianças com mais de 30 mil litros de leite, do Programa VivaLeite entre outros fornecimentos de leite ninho especial.

Logo do Facebook Deixe seu comentário