Prefeito Becão concede à servidores recomposição salarial de 6,29%

Prefeito Becão concede à servidores recomposição salarial de 6,29%

Webmaster 20/05/2017 - 00:19
Recomposição passa a vigorar a partir de 1º de maio deste ano, após a aprovação pela Câmara; União harmônica com vereadores vem sendo fundamental para que as ações de governo aconteçam



Secretários e diretores foram chamados para uma reunião na manhã de quarta-feira, 17, onde o prefeito Becão Reschini e seu vice Luiz Carlos Vianna anunciaram a decisão de conceder o reajuste salarial de 6,29% ao funcionalismo público, a partir da data base de 1º de maio deste ano. O percentual impactará em mais de R$ 1,6 milhão na folha de pagamento até o final do ano. A decisão foi repassada aos vereadores durante à tarde, durante encontro marcado no Palácio do Povo.

A recomposição salarial foi calculada sobre a inflação apurada pelo IPCA - Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, nos últimos 12 meses. Os servidores públicos municipais estão sem a recomposição salarial, pelas perdas inflacionárias, desde 2014. O último reajuste que os servidores tiveram foi de 3,58%, porém, a inflação de 2015 e 2016 foi muito maior que isso.

O projeto de lei do Prefeito que concede o aumento foi encaminhado à apreciação da Câmara Municipal, com e será votado da próxima Sessão Ordinária, do dia 22, segunda-feira.

Ainda na tarde de quarta-feira, se adiantando a dar justificativas do percentual de reajuste aos vereadores, o prefeito Becão chamou os vereadores para uma reunião, acompanhado de seus assessores, para que não haja qualquer entrave na aprovação da Lei, relembrando toda celeuma criada em torno da questão da recomposição salarial dos últimos anos, quando o Governo Henrique, de forma injusta, não deu a recomposição das perdas inflacionárias aos servidores.

Becão e Luiz Carlos Vianna já vinham tratando da questão desde meados de abril, prevendo a chegada do dia do dissídio, que é em 1º de maio, e que teriam que dar um respaldo aos servidores municipais. “Conversamos e resolvemos enfrentar a situação e dar o reajuste salarial, embora não seja o merecido, pois merecem muito mais, mas é o que está sendo viável no momento”, comentou o prefeito.

Desde que assumiu o governo municipal, Becão tem primado pelo corte nas despesas desnecessárias e corte de pessoal contratado. Enxugou a Associação dos Funcionários da Santa Casa e demitiu médicos que não atendiam às expectativas. Fez grande remanejamento no setor da Educação para colocar pelo menos uma das creches novas em funcionamento [Parque Milênio], mesmo com o atendimento parcial da demanda.

Em resumo, a atual gestão já fez muito em pouco tempo e com pouco recurso e falta de mão de obra. A recomposição está sendo dada com base numa previsão de arrecadação até o final do ano.

Participaram da reunião com o prefeito os vereadores Ricci, Paiva, Vick, Diego, Ninja, Daniel, Vagner, o presidente da Câmara Luisinho, o contador Antonio Aparecido Rischini e o diretor de Gabinete, Rodrigo Alexandre de Oliveira.

Durante uma apresentação de planilhas comparativas de arrecadação e despesas ficou claro que a dívida herdada de R$ 6 milhões, anunciada durante os 100 dias de governo começa a mudar de figura e apontar novos valores. Com uma arrecadação prevista igual a do ano passado, o prefeito se vê impossibilitado de atender ao pedido de vereadores em conceder também um aumento no Cartão Alimentação.

Houve um entendimento de que se a situação financeira melhorar as recomposições salariais, que foram deixadas de lado na gestão passada, poderão ser aplicadas de forma gradativa, mas o prefeito quer mais comprometimento dos servidores municipais.

Gestão responsável
Desde que assumiram o comando da Prefeitura, Becão e Luiz Carlos Vianna estão trabalhando duro para colocar a “casa em ordem”, dada a desorganização que a administração anterior deixou a prefeitura, e além da capacidade incontestável do prefeito e seu vice em administrarem, esse trabalho está sendo possível de ser realizado graças ao comprometido da equipe que Becão formou vem tendo. Parte dos servidores concursados também vem trabalhando duro para que a prefeitura volte a ser o que era a poucos anos.

União com vereadores
É nítido para todos que os Poderes Executivo e Legislativo estão trabalhando em conjunto, com harmonia, muito diferente do “pé de guerra” que foram os últimos três anos, e essa harmonia tem disso fundamental para que as ações aconteçam com maior agilidade, porém, essa união é mérito do prefeito, do vice-prefeito e dos vereadores, que juntos assumiram como bandeira de trabalho, a cidade de Descalvado, deixando de lado ideologias políticas, pensando no bem dos descalvadenses.

Lembrando que o pedido de recomposição de salário não foi feito atendendo o pedindo de determinado vereador, e sim Becão apenas quis fazer justiça para com os servidores públicos, com o apoio de todos os vereadores, que no Plenário irão aprovar a aplicação dos 6,29% concedidos pelo prefeito.
Logo do Facebook Deixe seu comentário