1º Curso de Cuidador Domiciliar de Idosos ultrapassa as expectativas de inscrições

1º Curso de Cuidador Domiciliar de Idosos ultrapassa as expectativas de inscrições

Webmaster 29/04/2017 - 16:44
SADS e CMI fizeram uma triagem nos 140 inscritos para a formação de uma turma com 50 alunos. Os demais farão parte de uma lista de espera para um novo curso


O Conselho Municipal do Idoso [CMI] em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social [SADS] dará início ao 1º Curso de Cuidadores Domiciliares de Idosos, no próximo dia 06 de maio, nas dependências do Centro de Convivência do Idoso [CCI], do Bairro Santa Cruz. A previsão é de que o curso tenha a duração de três meses, completando 48 horas de aulas.

As inscrições foram realizadas no CRAS - Centro de Referência de Assistência Social – e devido ao grande número de inscrições o CMI e a SADS tiveram que realizar uma tiragem das pessoas interessadas, priorizando quem tinha idoso na família. Os nomes que não foram selecionados ficarão numa lista de espera, para uma nova oportunidade de curso.

Dos cerca de 140 inscritos, segundo a presidente do Conselho Municipal do Idoso, Flávia Teresa Moreira dos Santos, 50 foram selecionados para o início do curso. “Primeiramente gostaria de agradecer a todos pelo interesse, e pelo sucesso evidenciado pelo número de inscritos”, fala a presidente. “Em virtude da limitação de vagas para essa turma, esperamos num momento futuro, formar novas turmas com os interessados que não foram contemplados neste momento", explica Flávia.

O curso é inteiramente gratuito e as aulas serão aos sábados das 14 às 18h, e será ministrado pelo médico clínico geral, geriatra e especialista em medicina integrativa, dr. Luiz Antonio Nunes, que terá o rigor de marcar a frequência dos participantes para que ao final do curso recebam um certificado de participação, pois o curso é para formação de cuidadores informais e não profissionalizante, mas que dará condições dos participantes atuarem como cuidador informal.

A atividade também marcará a retomada do uso do CCI do Santa Cruz, recentemente reintegrado à posse da Prefeitura Municipal depois de ficar de portas fechadas para a comunidade nos últimos anos. De acordo com a secretária da SADS, Maria do Carmo Reschini, o CCI receberá projetos voltados exclusivamente para o qual foi implantado: atender aos idosos do município.

Módulos do curso

Módulo 1: introdução e conceitos; cuidados com a higiene e alimentação do idoso; anatomia, fisiologia e bioquímica.

Módulo 2: dermatologia, saúde ocular, saúde bucal e saúde auditiva; principais enfermidades e cuidados de enfermagem.

Módulo 3: cuidados específicos ao idoso, organização da casa segura; administração de medicamentos orais.

Módulo 4: comportamentos problemáticos e prevenção; agitação, raiva e agressividade; incontinência urinária; problemas de sono; resistência ao cuidador; comportamentos sexuais inapropriados; isolamento, solidão e tristeza; conduta perseverante e repetições; alucinações, suspeitas e ideias delirantes.

Módulo 5: aspectos jurídicos, estatuto do idoso e bioética.

Módulo 6: atividade física e lazer para idosos. Cuidando do cuidador

Logo do Facebook Deixe seu comentário