Os 100 dias de Governo – Educação. Prioridade tem sido suprir a demanda de vagas nas cr

Os 100 dias de Governo – Educação. Prioridade tem sido suprir a demanda de vagas nas creches municipais

Webmaster 22/04/2017 - 15:45
Processo seletivo para monitores está em pauta. Formação continuada dos professores e revitalização de algumas unidades escolares e áreas culturais estão em andamento




O grande desafio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Descalvado [SEEC], no momento, é eliminar gradativamente a lista de espera nos CEIs – Centros de Educação Infantil [creches]. Durante o período de transição de governo eram 297 crianças, entre 0 e 03 anos de idade nesta lista de espera. O secretário nomeado pelo prefeito Becão Reschini e o vice-prefeito Luiz Carlos Vianna, prof. Marco Pratta conseguiu atender 100 dessas crianças entre janeiro e fevereiro.

A demanda por vagas em creches é contínua e essa lista de espera já chega a 270 crianças. Os dados podem ser acessados de forma on-line – seeccei.herobo.com.
Em 20 de março, entrou em funcionamento o CEI “Professora Zuleika Aparecida Facchin, no Parque Milênio, com um atendimento ainda bastante reduzido, com cerca de 30 crianças.

Segundo o secretário, o prédio do CEI “Professora Dirce Pereira Fonseca”, no Bosque do Tamanduá, será entregue pela construtora em breve. A previsão é de que entre em funcionamento no mês de julho. O grande entrave nessas duas unidades é a falta de pessoal, principalmente monitoras e auxiliares de serviços gerais. Para resolver de vez a questão a administração municipal pretende, em breve, abrir um processo seletivo para monitoras, uma vez que não há concurso público vigente.

Esse processo seletivo, amparado legalmente, garantiria o funcionamento pleno de ambas as creches o que deverá suprir de vez a demanda das demais unidades do Ensino Infantil, além de acabar com a lista de espera. Cada CEI tem capacidade para atender 150 crianças do município.


Formação continuada dos professores
Em seu segundo eixo de atuação, a Secretaria da Educação e Cultura oferece a formação continuada aos professores da rede municipal de ensino, promovendo neste primeiro semestre dois cursos: um de Relações Étnico-Raciais e Cultura Afrobrasileira, com reflexões pedagógicas “Karingana wa Karingana”, através do prof. Fabiano Donizete Idem; e o de “Metodologias do Ensino de História e Geografia: Novas Abordagens”, com a prof. Alessandra Batista Paganotto.

Como o corpo docente de Descalvado possui um nível de qualificação muito bom, acima da média nacional, inclusive [graduação e pós-graduação], o prof. Pratta explica que os cursos devem ser muito bem planejados e executados, não frustrando assim a demanda. “Esses cursos compreendem atividades presenciais, atividades on-line e, em um futuro próximo, viagens para locais de interesse histórico e cultural, como já ocorreu no município”.

Essa alta qualificação disponibiliza profissionais locais que podem ministrar esses mesmos cursos, o que ocorre no momento, além da proximidade do município em relação às grandes instituições universitárias regionais. O objetivo da atual administração municipal é valorizar o corpo de funcionários.

Revitalização das unidades
Um terceiro eixo de atuação desta Secretaria está na reforma e revitalização das unidades escolares. Já foram identificadas algumas situações mais emergenciais para a EMEI “Dr. Luiz Dias Alvarenga”, no Jardim Albertina, e para a EMEI “Professor Mário Franceschini”, no Jardim Belém.

O lado cultural do setor também está sendo pensado, como por exemplo, a necessidade da revitalização de todo o espaço do Centro Cultural “Profª Maria Aparecida Fioroni Kastein” – FEPASA – que engloba o Museu Público Municipal, o Departamento de Cultura, a Praça João Marchetti e o projeto de instalação do Arquivo Histórico Municipal, na Estação Ferroviária.


Fotos:

Prefeito Becão e seu vice Luiz Carlos estreitando relações com o secretário Estadual de Educação, José Renato Nalini, durante inauguração da CEI do Milênio. Becão fez seu primeiro pedido: a cobertura da quadra da EMEF Coronel Tobias

Professores da rede municipal participando do curso de formação continuada, neste primeiro semestre

Curso de Novas Abordagens para o ensino de História e Geografia, com a profª Alessandra

Creche do Milênio entrou em funcionamento na segunda quinzena de março

EMEI “Professor Mário Franceschini”, no Jardim Belém – antiga “Brinquedoteca” passará por reformas emergenciais

Em andamento a formação continuada dos professores da rede municipal de ensino
Logo do Facebook Deixe seu comentário