Saúde realiza o 2º ‘Café com Resultados’ e discute o absenteísmo nos agendamentos

Saúde realiza o 2º ‘Café com Resultados’ e discute o absenteísmo nos agendamentos

Webmaster 07/04/2017 - 23:10
Usuários da Atenção Básica costumam faltar às realizações de exames e nos atendimentos de especialidades, o que gera gastos para o município



A Secretaria Municipal de Saúde realizou o 2º Café com Resultados, reunindo todos os gestores do setor para uma discussão e exercícios de aprendizado, com reflexão dos diversos serviços prestados à população. O encontro aconteceu na última sexta-feira, 31, após o almoço, no Anfiteatro da Prefeitura Municipal.

O encontro mensal é uma meta estipulada pelo secretário Municipal de Saúde, Wander Bonelli para que cada gestor apresenta a produção, fechamentos do mês, atendimentos os problemas e dificuldades encontradas em cada setor, durante a atenção oferecida à comunidade.

Durante a explanação de cada um há uma interação no exercício da aprendizagem e reflexão da necessidade de haver uma conversa entre todos os executores da Saúde, para que a qualidade do serviço prestado seja melhorado e otimizado.

Um dos pontos mais discutidos neste encontro foi o grande número de absenteísmo [faltas] nos agendamentos, principalmente com relação à realização de exames e especialidades, o que tem gerado gastos com o pagamento do profissional subutilizado e ao mesmo tempo, uma demanda reprimida pelo serviço prestado. De forma gradativa o setor está mapeando as necessidades para traçar planos de melhorias no serviço público.

Bonelli apresentou também o gasto financeiro para que as ações sejam realizadas; discutiu os pactos indicadores e a necessidade do olhar integral e ampliado de cada gestor para com o serviço prestado.

Esse segundo encontro pontuou cada unidade da Saúde nos seus respectivos serviços de forma geral e específica, apontando soluções e abrindo possibilidades em todo o território municipal para se melhorar ainda mais a Saúde para todos, através do exercício da discussão de ações e ideias.

Os assuntos trabalhados pela Saúde junto às suas unidades terão seus resultados apresentados na próxima audiência pública a ser realizada no mês de maio, na Câmara Municipal, referente ao primeiro quadrimestre de 2017.

Exemplo regional
A iniciativa do secretário da saúde de Descalvado chegou aos conhecimentos da Diretoria Regional de Saúde [DRS], em Araraquara e o ‘Café com Resultados’ está sendo usado como exemplo para os municípios da chamada ‘Região Coração’.

No 3º Café com Resultados agendado para o dia 28 de abril, representantes da DRS estarão em Descalvado para acompanhar o desfecho desse encontro entre gestores, que poderá ser expandido para outros municípios.

Logo do Facebook Deixe seu comentário