Secretário de Saúde de Descalvado faz parte da mesa que elegeu a nova diretoria do COSEMS/

Secretário de Saúde de Descalvado faz parte da mesa que elegeu a nova diretoria do COSEMS/SP

Webmaster 01/04/2017 - 09:07
Durante três dias de curso sobre temas voltados à Saúde pública, uma equipe da Saúde Municipal esteve em Santos e recebeu a certificação de participação


De 22 a 24 de março aconteceu na cidade de Santos [SP], o 31º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo – COSEMS/SP - que contou com representantes de mais de 300 municípios, entre eles uma comitiva da Saúde Municipal de Descalvado, onde o secretário de Saúde de Descalvado, Wander Bonelli foi convidado a fazer parte da mesa que elegeu a nova diretoria do Congresso. Esta eleição acontece a cada dois anos.

Bonelli também participou do curso sobre Planejamento Orçamentário e Financeiro e a Lei 141, com Àquilas Nogueira Mendes - professor Livre-Docente em Economia da Saúde da Faculdade de Saúde Pública da USP e professor Doutor do Departamento de Economia e do Programa de Pós-Graduação em Economia Política da PUC-SP. O servidor municipal Sidnei Matheus Chiarion também participou deste curso.

As servidoras municipais de Descalvado, enfermeira Viviane Cavalcante Pizetta participou do curso sobre Construção e Legitimidade dos Instrumentos de Gestão com a participação dos diferentes atores, por Aparecida Linhares Pimenta - assessora Técnica do COSEMS/SP; e enfermeira chefe da Vigilância Epidemiológica Maria de Lourdes Cordeiro Santana, do curso de Vigilância em Saúde: planejamento e organização da gestão municipal e regional para o enfrentamento das arboviroses – por Brigina Kemp - coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas e representante do COSEMS/SP no Grupo Técnico Bipartite de Vigilância em Saúde. Todos receberam um certificado de participação do Congresso e dos cursos temáticos.

O evento reuniu mais de 1.500 participantes dentro de toda a organização como inscritos em cursos e palestrantes, e envolvidos nas conversas entre gestores, nas dependências do Mendes Convention Center.

Durante a conversa entre os novos gestores de 2017 foi explanada a situação geral dos municípios e a realidade da Saúde Pública. Cada gestor presente teve a oportunidade de colocar suas dificuldades. Representantes do Ministério Público estiveram orientando sobre quais caminhos seguir para uma melhor otimização dos recursos públicos.

Por que cidade de Santos
Segundo o secretário Municipal de Saúde de Santos, Fábio Ferraz, a cidade de Santos, que além de berço da história do Estado de São Paulo, e da impressionante beleza de suas paisagens, tem também importância histórica na construção do Sistema Único de Saúde [SUS].

“Foi Santos a cidade que proporcionou a David Capistrano, ainda nos primórdios da existência do SUS, a oportunidade para implantar várias de suas, então revolucionárias propostas para organização dos serviços públicos de saúde, tendo por princípios a universalidade, a integralidade, a equidade e a qualidade. Propostas que foram modelo para a definição de parâmetros que depois seriam adotados na formulação de políticas de alcance nacional”, comentou Ferraz do porque a cidade sediar o 31º COSEMS/SP.

O Congresso apresentou como tema geral “Democracia: Em Defesa do SUS, Nenhum Direito a Menos” , como o principal desafio de agora e do futuro próximo, sobre a preservação do SUS como um direito social garantido pela Constituição Federal e que, por sua condição de universal e equitativo, compõe a própria configuração do Estado Democrático.

Logo do Facebook Deixe seu comentário