Prefeitura irá instalar 03 macromedidores nas saídas de água para os bairros Ipês e Albe

Prefeitura irá instalar 03 macromedidores nas saídas de água para os bairros Ipês e Albertina

Webmaster 24/03/2017 - 17:17
Começa a substituição de hidrômetros danificados, pela região central da cidade. Prefeito envia comunicado de ciência da responsabilidade do usuário em conservar o aparelho




Depois de instalar macromedidores de entrada de água na Estação de Tratamento de Água [ETA], a administração Becão Reschini e Luiz Carlos Vianna estará instalando os macromedidores nas chamadas saídas de água tratada para distribuição na cidade. A Prefeitura também acaba de receber 900 hidrômetros novos que substituirão os equipamentos quebrados e com defeitos. A substituição começará pela região central da cidade.

Visando combater as perdas de água no município, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos [SEMARH] firmou convênio com a Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado, que forneceu ao município os macromedidores de vazão e nível, incluindo o monitoramento por telemetria e mais os 900 hidrômetros para substituição.

O Governo estará repassando à Prefeitura o valor de R$ 299.399,50, que terá uma contrapartida dos recursos próprios de R$ 64.435,10, para a efetivação do Projeto, que visa identificar e sanar os problemas de qualquer tipo de vazamento tanto na recepção da água bruta para tratamento até à sua distribuição para todas as regiões da cidade.

A empresa RHS – Recursos Hídricos e Saneamento Ltda., da cidade de São Carlos é a responsável pela instalação dos equipamentos e substituição dos hidrômetros.

Serão instalados três macromedidores no chamado centro de reservação “Berto”, que distribui água tratada para a região dos bairros Ipês e Jardim Albertina. Os equipamentos são providos de sensores de nível hidrostáticos. Atrelado aos equipamentos, está sendo implantado um sistema de automação dos parâmetros hidráulicos que fará o monitoramento da vazão e nível, incluindo o ‘status’ de acionamento e desligamento das bombas que alimentam os reservatórios, por meio de unidade remota para transmissão de dados via telemetria.

Substituição dos hidrômetros
Está prevista a troca de hidrômetros onde há necessidade, começando pela região central da cidade. Funcionários da empresa RHS estarão devidamente identificados e entregarão ao proprietário do imóvel um ‘Comunicado’ que deverá ser assinado, dando ciência de que o usuário do aparelho é responsável pelo mesmo e responderá pelas despesas e multas decorrentes, em caso de danos e ou violação, conforme artigo 4º do Decreto Municipal nº 2.197, de 28 de fevereiro de 1.997.

O prefeito Becão frisa à população que a obrigação de instalação do hidrômetro é da Prefeitura, mas que a conservação e manutenção é do proprietário do imóvel. E essa é a primeira vez que o usuário estará assinando um termo de ciência da tal responsabilidade, para que posteriormente não alegue falta de conhecimento. A quebra ou qualquer outro dano causado ao aparelho terá um custo para o usuário.
Com recursos próprios a administração municipal efetuou a compra de mais 100 hidrômetros a serem instalados em novos imóveis caracterizados como potenciais maiores consumidores, como por exemplo, as chácaras de aluguéis. Essa também é uma medida que se faz necessária já que a ordem é economizar água e regularizar seu consumo.

Logo do Facebook Deixe seu comentário