Apicultores de Descalvado concluem a capacitação para iniciar o envase padronizado do mel

Apicultores de Descalvado concluem a capacitação para iniciar o envase padronizado do mel

Webmaster 24/03/2017 - 17:00
Prefeito Becão e demais responsáveis pela liberação da AADES para as atividades na ‘Casa do Mel’ acompanharam os testes finais



Em janeiro do ano passado a Associação dos Apicultores de Descalvado- AADES - foi submetida a uma capacitação através do curso denominado ‘PAS MEL’, com treinamento e consultoria prestada pela consultora Sandra Duailibi, do Sebrae-SP. Nesta semana, os apicultores que usarão o Entreposto do Mel [Casa do Mel] concluíram em definitivo o curso para iniciar a produção oficial do mel.

O prefeito Becão Reschini, acompanhado da diretora da Agricultura, Cristina Castiglioni, do engenheiro Agrônomo Fábio Generoso, da consultora do Sebrae , Sandra, do vereador e presidente da Câmara Municipal, Luís Guilherme Panone, da M]médica Veterinária, dra. Kelly Crivelari presenciou os testes finais para o envaze do mel realizados pelo apicultor e presidente da AADES, Ricardo Luiz Martins, juntamente com outros apicultores, sr. Moacyr Vizotto [vice-presidente da AADES], Sérgio Eduardo da Silva Borges, Sérgio Henrique de Moura e Maria Luísa Vendramini.

O investimento nesta capacitação foi por conta dos apicultores da AADES que buscaram um treinamento adequado como o do PAS MEL - Entreposto Programa Alimentos Seguros, com aulas teóricas realizadas na ACID [Associação Comercial e Industrial de Descalvado] e na CATI, e na sequência passaram para as aulas práticas no Entreposto "Casa do Mel". Foram 110 horas de aulas teóricas e práticas que se encerram nesta última semana de março.

O PAS é um programa desenvolvido por entidades do Sistema "S" que têm como objetivo reduzir os riscos de contaminação dos alimentos. O programa visa atender às exigências técnicas de mercado quanto à segurança e qualidade do mel, com padronização de acordo com o que é preconizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento [MAPA] e pelos países exportadores.

A metodologia proposta trabalha a implantação das Boas Práticas [BPF] e da Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle [APPCC], focando toda a cadeia produtiva, desde os apicultores, unidades de extração até os entrepostos.

Com a conclusão dessa capacitação e com tudo pronto e instalado na Casa do Mel, a meta é trabalhar para o crescimento da comercialização do mel e seus derivados, ajudando os apicultores a melhorarem a qualidade dos produtos, inclusive com oportunidade no mercado de exportação.
Logo do Facebook Deixe seu comentário