Com o aparecimento de escorpiões em residências, serviço de Saúde Municipal aciona Sucen p

Com o aparecimento de escorpiões em residências, serviço de Saúde Municipal aciona Sucen para ajudar a solucionar problema

Webmaster 09/03/2017 - 21:13
Moradores de um trecho da Rua José Ferreira reclamam com frequência o aparecimento dos ‘bichos’ dentro de suas casas e acionam a Vigilância Epidemiológica



Diante de reclamações de moradores de um trecho da Rua José Ferreira, em Descalvado, quanto ao aparecimento de escorpiões, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde chamou o apoio técnico da Sucen de Araraquara [Superintendência de Controle de Endemias] para analisar in loco o problema. Esteve visitando as residências um hepertólogo do Centro de Controle de Zoonoses de Araraquara.

A Equipe de Controle de Vetores da Vigilância Epidemiológica local fez várias visitações nos locais de reclamação dos moradores e não conseguiu identificar o motivo do aparecimento dos bichos peçonhentos.

No último dia 22 de fevereiro, o hepertólogo Edson Maria Torres esteve pessoalmente nesses locais, acompanhado da médica Veterinária do NASF [Núcleo de Apoio à Saúde da Família], Eukira Monzani e com o servidor João, da Equipe de Controle de Vetores.

Muitas informações e orientações já vinham sendo utilizadas pelos moradores, depois das frequentes visitas da Equipe de Controle de Vetores, embora os escorpiões continuam a aparecer.

Com a visita do profissional de Araraquara, mais moradores da região citada foram orientados a promoverem mudanças no ambiente residencial para coibir a presença dos bichos e devem continuar relatando à Vigilância Epidemiológica o aparecimento dos escorpiões, para se caso necessário seja feita a captura de alguns desses bichos para análises.

A médica Veterinária diz que a população precisa ter conhecimento de se pode manter o escorpião longe das residências realizando faxina nos quintais, terrenos e construções inacabadas com frequência e evitar acúmulo de lixo. “Devemos lembrar que venenos não funcionam adequadamente, pois para que o efeito seja alcançado é preciso que o escorpião seja banhado diretamente na aplicação”, explica Eukira.

Sobre a picada
Toda pessoa picada por escorpiões deve se dirigir ao Pronto Socorro e se possível levar o escorpião para identificação. A orientação é para quem a pessoa vitimada não se automedique e que vá o mais rápido possível ao atendimento médico.

Caso encontre escorpiões nas residências entre em contato com a Unidade de Saúde mais próxima ou com a Equipe de Controle de Vetores pelo telefone [19] 3583.4408.

Sobre os escorpiões
São aracnídeos que andam e caçam à noite, e escondem-se em diversos locais durante o dia para se protegerem do sol. Escondem-se embaixo de pedras, tijolos, galhos e troncos caídos, folhas mortas, entulhos, madeiras, telhas, galerias de esgotos, ralos, etc..

As duas espécies mais importantes para a saúde pública são: escorpião amarelo [Tityus serrulatus] e escorpião marrom [Tityus bahiensis].

Alimentação: Se alimentam principalmente de baratas, mas podem se alimentar também de grilos, cupins, aranhas, pequenos vertebrados e até mesmo de outros escorpiões.

Importância Ecológica: Os escorpiões são os principais predadores de insetos e outros pequenos animais às vezes nocivos ao homem.

Inimigos: possuem como inimigos a galinha, coruja, gaviões, seriemas, sapos, macacos, lacraias, louva-deus, lagartos, camundongos, algumas formigas e os próprios escorpiões. Porém seu principal inimigo é o homem.

Reprodução: No escorpião amarelo só existem fêmeas, e sua reprodução ocorre por Partenogênese [os óvulos transformam-se diretamente em embriões que dão origem a novas fêmeas].

Sintomas ocorridos pela picada: dor local imediata e intensa, que aos poucos vai se espalhando podendo ocasionar febre, vômitos e suor intenso, agitação nervosa, arritmia cardíaca e dificuldades respiratórias. Os grupos de maior risco são idosos, crianças e alérgicos.

Medidas Preventivas:
- Verifique cuidadosamente sapatos, roupas e utensílios domésticos antes de serem usados, principalmente os que estão próximos ao chão;

- Conservar camas e berços afastados, no mínimo 10 centímetros da parede, e examiná-los antes de deitar;

- Manter limpos sótãos, garagens, porões, quintais, jardins, depósitos e terrenos baldios;

- Usar telas nas aberturas de ralos, pias e tanques;

- Vedar soleiras das portas e fechar janelas, se possível com tela, antes de anoitecer;

- Evitar acúmulo de ferro velho, telhas, tijolos, madeiras, pedras;

- Rebocar paredes e muros;

- Cuidado especial com gavetas de armários, em especial as que estão próximas ao assoalho;

- Manter alimentos em recipientes tampados para evitar baratas que servem de alimento aos escorpiões.

Fotos:
Trecho da Rua José Ferreira com grande incidência de escorpiões

Logo do Facebook Deixe seu comentário