Dentistas da rede pública alertam os pais para aumento de cáries nas crianças

Dentistas da rede pública alertam os pais para aumento de cáries nas crianças

Webmaster 04/03/2017 - 04:02
A escovação correta e uma boa higienização garantirão uma boca saudável. Unidades de atendimento Odontológico do município registram aumento na incidência de cáries



Apesar de todo os esforços e programa de prevenção bucal, a Secretaria Municipal de Saúde, através do Centro de Especialidades Odontológicas informa aos pais que monitorem mais a escovação das crianças, pois está havendo uma grande incidência de cáries por má escovação e higienização bucal. O alerta é da dentista dra. Vanessa Algarte de Rezende Pinheiro.

Tanto o Centro Odontológico Municipal quanto as unidades básicas de Saúde do Município fazem os atendimentos e campanhas preventivas, principalmente contra as cáries, mas as crianças precisam de um acompanhamento dos pais durante a escovação e higienização bucal pra que façam corretamente. É comum as crianças terem uma certa preguiça para a escovação, mas é isso que garantirá uma dentição saudável.

De acordo com a dentista Vanessa, a Cárie é uma doença. “Ela se forma quando não retiramos a camada de bactérias da superfície dos dentes, a chamada placa bacteriana, que por sua vez é facilmente sentida através do contato da língua com os dentes por sua aspereza”, explica.

Formação da Placa Bacteriana
Ela se forma quando se ingere alimentos e ou bebidas ricas em açúcar como os refrigerantes, balas, chicletes, pirulitos, bolachas recheadas, chocolates e outros.

A cárie quando muito profunda pode atingir o canal do dente, uma situação que provoca infecções sérias que se não forem tratadas evoluem para abscessos, causando inchaços no rosto, com produção de pus e dor.

“A saúde da boca e um sorriso bonito são sinais de organismo saudável e contribuem para uma autoestima elevada, além de ser um verdadeiro cartão de visitas, auxiliando muito na conquista de um emprego, inclusive fazendo a diferença entre candidatos a uma vaga”, salienta dra. Vanessa, pois além da estética, o empregador pode contar com um melhor desempenho no trabalho diminuindo as faltas por necessidades de ausência para tratamentos.

Dicas básicas:

*Evite alimentos ricos em açúcar;

*Escove os dentes sempre após as refeições, usando escovas macias e movimentos suaves;

*Use o fio dental, ele evita cáries e doenças na gengiva;

*Limpe a língua para diminuir as bactérias e mau hálito;

*Visite o dentista regularmente.

Logo do Facebook Deixe seu comentário