SEMARH inicia ciclo de palestras sobre meio ambiente e economia de água

SEMARH inicia ciclo de palestras sobre meio ambiente e economia de água

Webmaster 04/03/2017 - 03:20
Primeira palestra aconteceu na EE ‘Prof. Luciano Ivo Tognetti’, do Morada do Sol, com informações de consumo do bairro por ser um dos mais populosos de Descalvado



Dentro da programação anual de educação ambiental promovida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos [SEMARH], o secretário da pasta, Valdecir Marcolino deu início ao ciclo de palestras começando pela Escola Estadual ‘Prof. Luciano Ivo Tognetti’, localizada no Bairro Parque Morada do sol, na segunda quinzena de fevereiro, envolvendo alunos do 2º e 3º ano do Ensino Médio.

O tema foi bastante receptivo pelos alunos que tiveram oportunidade de tirar dúvidas e fazer comentários sobre o tema que abrangeu desde as questões da água, do esgoto, o lixo, a limpeza e a preservação do meio ambiente. De acordo com Marcolino, Descalvado está cadastrado no Programa Município Verde Azul do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente. O programa existe desde 2007 com o propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios.

A Escola Estadual está sob a direção da professora Soraya M. Bortoletto com aproximadamente 240 alunos de 1º ao 3º ano do Ensino Médio e, após a palestra do secretário foi apresentado ao mesmo o sistema de reuso de água da chuva implantado pela escola durante o último recesso escolar no final d e 2016.

Marcolino esteve acompanhado do chefe da Fiscalização Ambiental, Dario Maio e ambos ficaram ficou surpresos pela iniciativa da escola que vem de encontro política da Secretaria de trabalhar sempre na educação também para a economia da água e o sistema implantado pela “Ivo Tognetti’ é bem isso.

Soraya comentou que a palestra trouxe vários dados interessantes sobre o Bairro do Morada do Sol, principalmente com relação ao consumo de água por ser um dos mais populosos de Descalvado e isso prendeu a atenção dos alunos. O secretário deverá retornar à escola para ministrar outra palestra para a turma do 1º ano, do período da tarde.

Escola é a primeira a implantar projeto de reuso de água da chuva
A EE ‘Prof. Luciano Ivo Tognetti’ é a primeira escola na cidade a realizar um projeto de economia e reuso de água da chuva. Segundo informações a escola se inscreveu no Programa Dinheiro Direto na Escola [PDDE] Interativo do MEC [Ministério da Educação] lá em 2004 e só no final do ano passado o Projeto “Escola Sustentável” - elaborado por professores e alunos - foi aprovado e teve recursos liberados pelo Governo.

O sistema de captação de água da chuva é feito através de uma calha no telhado da escola e armazenada em dois tanques de PVC com capacidade para 1.300 litros cada.

A água é utilizada para a lavagem do pátio da escola e dos banheiros e também para a irrigação das plantas, processo que também faz parte de pesquisa científica dos alunos.

Foto:
Marcolino durante palestra sobre educação ambiental na Ivo Tognetti


Logo do Facebook Deixe seu comentário