Conselho Municipal do Idoso realizará um Curso de Cuidador gratuito

Conselho Municipal do Idoso realizará um Curso de Cuidador gratuito

Webmaster 16/02/2017 - 22:41
Dr. Nunes será o coordenador do curso que será ministrado em seis módulos, com previsão de duração de três meses e emissão de certificação



O Conselho Municipal do Idoso [CMI] acaba de elaborar um Plano de Ação para todo o ano de 2017 e entre as primeiras atividades está a realização de um Curso para Cuidador de Idoso que deverá se iniciar no mês de maio, no Anfiteatro da Santa Casa de Descalvado. Em breve as inscrições para os interessados serão divulgadas.

A presidente do CMI, Flávia Teresa Moreira dos Santos está bastante otimista com o planejamento de ações voltadas inteiramente aos idosos do município. No ano passado foram realizadas palestras e workshops sobre a Doença de Alzheimer e os Direitos dos Idosos que contou com o apoio voluntário de profissionais da área.

Para o curso de Cuidador de Idoso, o CMI estará contando com o trabalho voluntário do médico clínico geral, geriatra e especialista em medicina integrativa, dr. Luiz Antonio Nunes, que certificará o interessados. O curso será ministrado em seis módulos e terá a duração de três meses.

Segundo Flávia, qualquer pessoa poderá se inscrever para o curso que será inteiramente gratuito. Além desse curso o CMI já tem engatilhado o Curso de Inclusão Digital, voltado para os idosos para que conheçam e aprendam a interagir no meio digital através do uso de e-mails, internet, redes sociais e outros. O curso está previsto para o segundo semestre de 2017, no Acessa SP.

O Plano de Ação do CMI foi elaborado com base em cinco eixos: Educação, Assistência Social, Centro de Convivência do Idoso [CCI], Saúde e a criação do Fundo do Idoso.

Conteúdo do Curso de Cuidador de Idoso
Módulo 1: introdução e conceitos; cuidados com a higiene e alimentação do idoso; anatomia, fisiologia e bioquímica.

Módulo 2: dermatologia, saúde ocular, saúde bucal e saúde auditiva; principais enfermidades e cuidados de enfermagem.

Módulo 3: cuidados específicos ao idoso, organização da casa segura; administração de medicamentos orais.

Módulo 4: comportamentos problemáticos e prevenção; agitação, raiva e agressividade; incontinência urinária; problemas de sono; resistência ao cuidador; comportamentos sexuais inapropriados; isolamento, solidão e tristeza; conduta perseverante e repetições; alucinações, suspeitas e ideias delirantes.

Módulo 5: aspectos jurídicos, estatuto do idoso e bioética.

Módulo 6: atividade física e lazer para idosos. Cuidando do cuidador.

Foto:
Membros do Conselho Municipal do Idoso unidos neste novo Plano de ação para 2017

Logo do Facebook Deixe seu comentário