Alistamento Militar para jovens de 18 anos vai até 30 de junho

Alistamento Militar para jovens de 18 anos vai até 30 de junho

Webmaster 09/02/2017 - 23:00
No ano passado 300 jovens de Descalvado cumpriram com a obrigação militar. Quem não se alista tem várias restrições pessoais e profissionais


Está em aberto o Alistamento Militar 2017 para todos os jovens que completam 18 anos em todo o território nacional. O prazo termina em 30 de junho e devem se alistar todos os brasileiros nascidos em 1999. Em Descalvado o serviço da Junta Militar funciona dentro do prédio da Prefeitura Municipal.

No ano passado 300 jovens realizaram o alistamento militar em Descalvado e no início do ano já houve a chamada dos selecionados para o quartel.

Para realizar o alistamento militar é necessário apresentar os seguintes documentos: Certidão de Nascimento, CIC, RG [Originais], Xérox Comprovante de Residência, Xérox Comprovante de Escolaridade e duas fotos 3×4 recentes.

A Junta Militar funciona de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 10h30 e das 13 às 16h30, sob o atendimento da secretária da Junta, com Cleide Rosana Galdino.

O alistamento é obrigatório para todos os jovens que completam 18 anos e residentes no país. Para aqueles que residem no exterior [por motivo de estudos, intercâmbio ou acompanhando seus familiares] deverão preencher e assinar o Requerimento de Alistamento para o Serviço Militar, disponível no Consulado-Geral do país onde se encontra.


O que acontece com quem não se alista?
De acordo com o site da Defesa e Segurança do Brasil: “o brasileiro que não se alistar no prazo previsto estará em débito com o Serviço Militar na situação de ‘fora do prazo’. Ao não estar em dia com as suas obrigações militares, o cidadão não poderá:

*Obter passaporte ou prorrogação de sua validade;
*Ingressar como funcionário, empregado ou associado em – instituição, empresa ou associação oficial, oficializada ou subvencionada;
*Assinar contrato com o Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios;
*Prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino;
*Obter carteira profissional, registro de diploma de profissões liberais, matrícula ou inscrição para o exercício de qualquer função e licença de indústria e profissão;
*Inscrever-se em concurso para provimento de cargo público;
*Exercer, a qualquer título, sem distinção de categoria ou forma de pagamento, qualquer função pública ou cargo público, eletivos ou de nomeação;
*Receber qualquer prêmio ou favor do Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios.”

Logo do Facebook Deixe seu comentário