Secretário Municipal de Saúde participa do encontro com David Uip, para traçar metas de c

Secretário Municipal de Saúde participa do encontro com David Uip, para traçar metas de combate à Febre Amarela

Webmaster 03/02/2017 - 23:29
Objetivo do encontro com mais de 600 representantes de municípios paulistas é a orientação e divisão das responsabilidades entre todos os setores da administração e população



Prefeitos e secretários de saúde de toda região paulista participaram de um encontro com o secretário de Estado da Saúde, David Uip, na segunda-feira, 30, para uma discussão e orientação sobre a Febre Amarela, a Dengue e demais arboviroses [Zika Vírus e Chikungunya]. O município de Descalvado esteve representado pelo secretário de Saúde Wander Boneli que trouxe para o município o que deverá ser feito: união entre os setores da Prefeitura para o combate ao Aedes Aegipty e população.

O evento teve início às 10h, no Centro de Convenções Rebouças, e contou com a presença de mais de 600 representantes dos municípios paulistas. O objetivo do encontro, segundo Bonelli, é reforçar, aprimorar e mobilizar as prefeituras quanto às estratégias de prevenção e enfrentamento às doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegipty - Dengue, Zika, Chikungunya e febre amarela - que já vêm sendo desenvolvidas entre governo estadual e as prefeituras.

O secretário estadual David Uip frisou que a participação de todos os gestores municipais é fundamental, para conhecerem os dados e orientações sobre o panorama atual das arboviroses no Estado, pois estas doenças são classificadas como ‘doenças domésticas’ e precisa muito da colaboração de todos.

Bonelli informa que foi passado aos representantes dos municípios, visto que a maioria está com novos prefeitos empossados em 2017, para que saibam da responsabilidade de cuidar da saúde de seus municípios e que as Prefeituras devem envolver todos os setores nesta luta e não só o setor da Saúde. “Nos últimos quatro anos só se falava em Dengue e de lá para cá surgiu a preocupação com mais doenças transmitidas pelo Aedes Aegipty e agora a Febre Amarela”, lembra Bonelli.

Redução de casos
Conforme a Secretaria Estadual de Saúde, o número de casos de dengue caiu 76,3% em 2016, em comparação com o ano anterior, com base em dados informados pelos municípios por intermédio do Sistema de Informação de Agravos de Notificação [Sinan]. No ano passado, foram confirmados 162.053 casos da doença no Estado. Em 2015, o número total de casos foi de 684.360. Comparado ao número de óbitos, a diminuição foi de 80%, passando de 488, em 2015, para 97 no ano passado. Na primeira quinzena de janeiro deste ano, foram confirmados 23 casos e não houve óbito.
Em relação à Chikungunya, há apenas 1 caso autóctone confirmado neste ano em São Paulo; em 2016, foram 1.084, entre autóctones e importados. Não há nenhum caso de Zika registrado, em 2017; no último ano foram confirmados 4.086 casos da doença.
Quanto à febre amarela silvestre, há três óbitos confirmados em 2017, sendo um importado de Minas Gerais [com notificação em Santana do Parnaíba] e dois autóctones, dos municípios de Batatais e Américo Brasiliense, localizados no interior paulista. Também estão em investigação outros 10 casos de febre amarela silvestre de pessoas que estiveram em Minas Gerais, sendo que três deles evoluíram para óbito. No ano passado, foram confirmados dois óbitos pela doença: em Bady Bassit e em Ribeirão Preto.

Registros em Descalvado
Dengue
- de janeiro a dezembro do ano passado a Saúde registrou a notificação de 200 casos, dos quais 84 foram positivos para Dengue. Em 2017 são 07 casos notificados, dos quais 05 tiveram resultados negativos e 02 casos estão aguardando.

Chikungunya -nenhum caso notificado em 2016. Em 2017, consta um caso notificado, mas ainda sem o resultado final.

Zika Vírus - três casos notificados no ano passado, mas negativos-clínico epidemiológico, pois não teve sorologia. Neste ano, nenhum caso notificado.

Febre Amarela - mesmo antes da última imunização em massa realizada em 2008 – válida por 10 anos – não houve casos de Febre Amarela em Descalvado, apenas na cidade vizinha Luiz Antônio e Rincão, na divisa com São Carlos.

Fotos:
David Uip anuncia as medidas de higienização e imunização adotadas em relação à febre amarela

Secretário de Descalvado, Wander Bonelli diz que a responsabilidade do combate ao mosquito é intersetorial

Mais de 600 representantes de municípios paulistas estiveram no Centro de Convenções Rebouças
Logo do Facebook Deixe seu comentário