Vigilância Epidemiológica informa: quem já tomou as 2 doses contra a febre amarela está im

Vigilância Epidemiológica informa: quem já tomou as 2 doses contra a febre amarela está imune

Webmaster 26/01/2017 - 10:33
Última campanha contra a doença deixou população imunizada até março de 2018. Secretaria do Estado poderá antecipar campanha, devido os casos da doença na capital e no interior de São Paulo


A Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Descalvado informa a toda população que no momento não está havendo nenhuma campanha de vacinação contra a Febre Amarela, pois Descalvado não teve registrado nenhum caso, diferentemente do que vem ocorrendo em alguns municípios. O alerta é para que só procurem as Unidades de Saúde quem ainda não tomou as duas doses durante a vida preconizadas pelo Ministério da Saúde, pois a vacina causa vários efeitos colaterais. Só devem tomar o reforço da vacina quem for viajar para as regiões com surto da doença.

Segundo as informações da enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica Municipal, Maria de Lourdes Cordeiro Santana, a última campanha de reforço da qual Descalvado participou foi em 2008 com imunização da população válida até março de 2018. É indispensável a vacinação em crianças de 9 meses até antes de completar os 5 anos de idade, com as duas doses que valem por toda vida. Os reforços acontecem de dez em dez anos.

Devem procurar as unidades de Saúde para tomar a vacina quem por acaso for viajar para as regiões que estão tendo casos de febre amarela, caso contrário não há a necessidade. Devido às notícias veiculadas na mídia regional e de outros estados a população tem se precipitado e formado filas no Centro de Saúde em busca da vacina contra a febre amarela. Quem já está imunizado e ainda sim insistir em tomar a vacina sem necessidade deve levar em consideração alguns cuidados, pois há efeitos colaterais.

O Centro de Saúde “Dr. Vital Brasil” atende de segunda à sexta-feira, das 7 às 10h30 as pessoas que buscam a atualização das vacinas nas carteiras de vacinação, lembrando que demais vacinas não devem ser tomadas junto com a de febre amarela, e quem for alérgico ao ovo não poderá tomar a vacina. Todas as vacinas podem provocar reações e o horário preconizado pelo Ministério da Saúde é sempre no período da manhã.

As demais unidades de Saúde também possuem dias e horários específicos para a regularização das carteiras de vacinas: Morada do Sol às sextas-feiras; Jardim Albertina às quartas-feiras e Bosque do Tamanduá às quintas-feiras, todas no mesmo horário das 7 às 10h.

A Secretaria Municipal de Saúde deverá se reunir com a DRS III, em Araraquara para maiores orientações de como proceder diante do surto da doença em cidades que fazem parte da regional e se haverá alguma campanha. Antecedendo a reunião que ainda será marcada, a Vigilância Epidemiológica de Descalvado já recebeu as orientações que devem ser transmitidas à população.

A coordenadora da Atenção Básica de Descalvado, enfermeira Viviane Cavalcante Pizetta acredita que o Governo do Estado possa querer antecipar um campanha de vacinação em massa para o interior de São Paulo devido aos casos da doença em várias cidades, embora esporádicos, antes que ocorra uma epidemia.


Morte em Américo Brasiliense
A DRS III de Araraquara, no momento está com o foco voltado para o caso de febre amarela ocorrido na cidade de Américo Brasiliense, onde uma mulher de 67 anos de idade morreu esta semana, com causa da morte confirmada na segunda-feira, 23. De acordo com informações noticiadas a mulher não viajou para a região de Minas Gerais onde há concentração do surto da doença. Ela contraiu a febre amarela dentro da região onde mora, no Bairro Santa Terezinha. O caso é considerado autóctone.

A Secretaria Estadual da Saúde diz que solicitou ao Governo Federal 235 mil doses extras da vacina para imunizar a população do interior do Estado, com o objetivo de intensificar as ações nas áreas de riscos.

Outros casos
Além da morte confirmada nesta segunda, o Governo Estadual investiga outros três óbitos, na capital. Também apura outros dois casos da doença nos quais os pacientes estão em recuperação.

Nesses casos, as vítimas viajaram para Minas Gerais, o que indica que a transmissão tenha ocorrido fora do Estado de São Paulo.
No último dia 20 de janeiro foram confirmadas 25 mortes por febre amarela em Minas Gerais. O número de casos suspeitos da doença já chega a 272 somente neste ano. As mortes confirmadas por febre amarela ocorreram nos municípios de Ladainha [8], Piedade de Caratinga [2], Ipanema [3], Malacacheta [2], Imbé de Minas [1], São Sebastião do Maranhão [2], Frei Gaspar [1], Itambacuri [2], Poté [1], Setubinha [1], Teófilo Otoni [1] e Ubaporanga [1].

Na região de Ribeirão Preto, cidade de Batatais houve a confirmação na segunda-feira, da morte de um trabalhador rural de 36 anos por febre amarela. Ele morreu seis dias após os primeiros sintomas. Vítima foi infectada na própria região e não havia viajado recentemente.

Em dezembro do ano passado um homem de 52 anos morreu também com diagnóstico da doença.

Foto:
Enfermeiras Lourdes Santana e Viviane Pizetta aguardam decisão da DRS III para realização de campanha de vacinação


Logo do Facebook Deixe seu comentário