Primeira dama se apresenta à população e fala das responsabilidades da pasta e dos projet

Primeira dama se apresenta à população e fala das responsabilidades da pasta e dos projetos sociais

Webmaster 14/01/2017 - 00:49
Nomeação dos secretários foi um dos primeiros atos do prefeito Becão já no dia 1º de janeiro. Maria do Carmo assume o Fundo Social e também representação junto à Secretaria de Direitos Humanos


Iniciado com o pé direito a nova gestão municipal do prefeito Becão Reschini, no dia 1º de janeiro deste ano, entre os primeiros atos oficiais esteve a nomeação pública de seus principais secretários que o ajudarão a conduzir Descalvado pelo melhor caminho, e como é de praxe a primeira dama assumir a pasta da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, Maria do Carmo Marcatto Reschini foi nomeada e assume conjuntamente o Fundo Social de Solidariedade do Município [FSS] e nesta semana, no dia 11, quarta-feira, o prefeito a nomeou representante de Descalvado junto à Secretaria de Direitos Humanos, através da Portaria nº 007/2017.

Para que a população conheça todas as pessoas de confiança do prefeito, a Assessoria de Comunicação está veiculando de forma gradativa um pouco da vida do novo staff. Esta semana o destaque é para a entrevista feita com a primeira dama do município, que traz consigo uma grande bagagem social e está empenhada no propósito de sua secretaria.

Maria do Carmo é natural de Descalvado, nascida em 14 de abril de 1955, filha de Orlando Marcatto e Ivette Galletti Marcatto. No ano de 1977 casou-se com Antonio Carlos Reschini, com quem teve três filhos: Luciana, Antonio Carlos [Junior] e Eduardo, e quatro netos: Felipe, Lorenzo, Gabriel e Rafael. É formada em Nível Superior em Ciências Biológicas na “Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Barão de Mauá”, na cidade de Ribeirão Preto. Segue a entrevista com a nova secretária:

Tendo Becão sido eleito prefeito de Descalvado, seria natural que a 1ª dama assumisse a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, a senhora está preparada para atuar no desenvolvimento dos trabalhos desta pasta?

Maria do Carmo:
Por um lado existe todo um trabalho novo a se conhecer. Para isso conto com uma equipe de profissionais experientes e capacitados que me auxiliam a aprender as novas funções. Por outro lado, sinto que desenvolvi no trabalho solidário empatia e sensibilidade para identificar e acolher o sofrimento do próximo, o que considero uma ferramenta indispensável para desenvolver um trabalho social.

A senhora já realizou uma análise das prioridades do setor?

Maria do Carmo:
Estamos analisando em equipe a estruturação dos serviços da Assistência Social para melhor atendimento à população de Descalvado.

Fará alguma mudança no desenvolvimento das atividades da Secretaria? Se sim, quais?

Maria do Carmo:
Num primeiro momento estou conhecendo o trabalho, a equipe, os projetos e as demandas sociais do município. Mas a tendência é que haja mudanças até porque sou aberta a novas e boas ideias e elas são necessárias para o bem estar da população descalvadense.

Apesar de estarmos ainda no primeiro mês de 2017, há algum projeto novo a ser implantado em Descalvado?

Maria do Carmo:
Sim. Este ano estaremos investindo no Centro de Convivência do Idoso [CCI] localizado no Bairro da Santa Cruz, pois ele é um equipamento público pertencente à Secretaria da Assistência, onde todas as atividades voltadas ao idoso deverão ser desenvolvidas.

Poderia elencar todas as ações que fazem parte da Secretaria?

Maria do Carmo:
Dentro deste órgão gestor funcionam: cadastro único, programa “Bolsa Família” e plantão social. O serviço da Assistência é dividido entre o básico CRAS, e o especial CREAS. Mantemos 03 núcleos: Casa dos Projetos “De Olho no Futuro” – em São Sebastião, onde são desenvolvidos os programas Ação Jovem, Renda Cidadã, Projeto Conviver e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. No Centro Comunitário Alberto Sundfeld, no Bairro Santa Cruz e no Núcleo de Promoção Social Jardim Albertina são desenvolvidos os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para todas as faixas etárias. Um grande avanço que o município terá para este ano será a construção do CRAS no Bairro Bosque do Tamanduá, onde parte dos recursos federais já está depositada em conta, aguardando apenas alguns ajustes para poder licitar a obra, pois atualmente este é o bairro de maior vulnerabilidade social do município.

Também ressalto que temos seis entidades filantrópicas vinculadas a esta Secretaria que recebem recursos públicos Municipal, Estadual e Federal: União Descalvadense de Obras Sociais UNIDOS, Grupo de Fraternidade Pai Jacob; Associação Franciscana de Assistência Social AFASC, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais APAE, Lar São Vicente de Paulo e Casa de Orações Santa Aliança.

Sobre a Casa dos Conselhos que faz parte da Secretaria, quais os serviços que a integram? Com a exoneração do coordenador da Seção Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência, como ficará?

Maria do Carmo:
Ali são realizadas todas as reuniões dos conselhos constituídos pelo poder público. O Conselho Tutelar também está instalado na Casa dos Conselhos.

Quanto à exoneração do coordenador, infelizmente ele fez parte do TAC e seu cargo foi extinto. O serviço será desenvolvido por outro profissional.

A senhora também assume a presidência do Fundo Social de Solidariedade do Município [FSS], quais as ações deste órgão?

Maria do Carmo:
Como Primeira Dama vou assumir a presidência do FSS. Além de manter as atividades da Casa do Artesão [onde são comercializados os artesanatos fabricados pelas artesãs do município para a geração de renda], manutenção da Campanha do Agasalho [pois essa é uma das principais atividades desenvolvidas pelo FSS do Estado de São Paulo], cursos da Padaria Artesanal e Escola da Moda também do FSS do Estado de São Paulo, pretendo implementar outras campanhas que se fizerem necessárias para o bem comum da população.

Espaço reservado à secretária e primeira dama do município para suas explanações:

Maria do Carmo:
Deus governa com sua providência em toda sua criação. Precisamos ficar atentos aos seus sinais para dar sentido à nossa vida. Existe uma vontade muito grande da população no sentido de eliminar a cultura da indiferença e do materialismo. Tenho sido procurada pelas pessoas que querem oferecer os mais variados dons no serviço voluntário, pois entendem que este é o único caminho para se viver em comunidade e que pode trazer uma alegria verdadeira.

Experiências Profissionais de Maria do Carmo
Em 1973
– iniciou no magistério, na Escola Estadual “Coronel Tobias”, lecionando de 1ª a 4ª séries. Após passar no concurso, ingressou na mesma escola como professora efetiva de Ciências. Posteriormente foi transferida para a E.E.P.S.G. “José Ferreira da Silva”, onde ministrou aulas nas disciplinas de Ciências e Biologia e permaneceu até se aposentar, no ano de 2003.

De 1974 a 1976: Monitora do PLIMEC – Plano de Integração de Menores na Comunidade.

Em 2007 - começou com um trabalho voluntário na Fênix [Associação Descalvadense de Apoio aos Portadores de Câncer] prestando atendimento aos acometidos de câncer da cidade. No seu rol de atribuições estavam presentes: visitas domiciliares, acolhimentos emocional e espiritual, participação na organização de palestras para informação da população quanto à prevenção e tratamento da doença e criação de eventos para angariar fundos à entidade. “Considero que o aprendizado que a Fênix me proporcionou hoje é uma grande bagagem para o trabalho que será realizado na Assistência Social. Foi ali que encontrei portas abertas para a fraternidade e solidariedade, descobrindo a força do AMOR que movimenta o mundo através do qual é possível vencer o impossível”, declara Maria do Carmo.

Foto: Maria do Carmo, secretária da Assistência Social e prefeito Becão Reschini

Logo do Facebook Deixe seu comentário