Paulo Guerra fala sobre sua primeira semana como prefeito de Descalvado

Paulo Guerra fala sobre sua primeira semana como prefeito de Descalvado

Webmaster 19/12/2016 - 17:01
O Prefeito Paulo Cesar Martins Guerra [PR], que foi empossado há uma semana por ocasião do falecimento de Henrique Fernando do Nascimento, deu entrevista ao Descalvado Agora na manhã desta segunda-feira, 19, e durante a conversa com nossa equipe de redação ele falou sobre como foi essa primeira semana à frente do Poder Executivo, narrando algumas das principais dificuldades que Descalvado vivencia e da total falta de gestão administrativa que encontrou a prefeitura.

Como temos observado nos últimos três anos, a prefeitura estava acéfala de liderança, de comando, e apesar dos funcionários concursados se empenharem diariamente para cumprirem com suas obrigações, a falta de comando e a ineficiência administrativa com que alguns secretários tiveram à frente de suas pastas, impossibilitou, de forma drástica, a execução de serviços públicos.

“Paulo Bombeiro”
Nessa última semana Paulo Guerra, que é médico há 34 anos, parecia ter mudado de profissão, pois nos corredores da Prefeitura ele acabou sendo chamado, por várias vezes, de “Paulo Bombeiro”, pois a quantidade de “incêndios” que ele precisou apagar foram tantos que literalmente ele tem trabalhado apagando fogo.

Para termos uma ideia da total falta de governança que a prefeitura se encontrava, havia o risco de toda a frota municipal parar por falta de combustível. Isso mesmo, havia o risco dos caminhões de lixo, ônibus municipais e veículos da secretaria de saúde ficarem estacionados no almoxarifado central por falta de gasolina, álcool e óleo diesel. Nesse caso haviam dois problemas que o prefeito teve que pessoalmente resolver, o primeiro é o fato de que a prefeitura estar devendo para o posto de combustível que fornece combustível para a frota municipal, o segundo é o de que o contrato de fornecimento estava vencido.

Paulo Guerra, que além de possuir o descortino necessário para encontrar a solução, está devidamente assessorado por pessoas aptas e competentes, que o auxiliaram na renovação do contrato, de forma emergencial por mais sessenta dias, e na negociação do valor pendente com o fornecedor, e com isso os veículos passaram a ser novamente abastecidos, não tendo mais o perigo de ficarem paralisados por falta de combustível.

Outro problema que ele vem enfrentando com pulso firme é a questão financeira da Santa Casa, que todos sabemos teve seu caixa usurpado durante o período em que ficou sob intervenção municipal.

Os funcionários do hospital estão sem receber seu 13º e em um acordo com o presidente da Câmara Municipal, que irá devolver o recurso não utilizado pela Câmara para a Prefeitura, Paulo Guerra repassará parte desse montante financeiro para a Santa Casa, que o usará para o pagamento desse direito trabalhista aos funcionários do hospital, antes do natal, como frisou o prefeito.

Exonerações
Outro assunto que tem sido ventilado por toda cidade é quanto as exonerações de diversas pessoas que ocupam cargos comissionados, que são os cargos em que o prefeito pode nomear sem a realização de concurso público, sobre esse assunto Paulo Guerra se posicionou com bastante parcimônia e tranquilidade, dizendo que vai cumprir a lei. Ele estava se referindo a um TAC – Termo de Ajustamento de Conduta, assinado entre a prefeitura e o Ministério Público, que acabou se transformando em lei, prevendo que todos os cargos de chefes sejam ocupados por funcionários concursados, e não mais sendo ocupados com livre escolha.

Ainda segundo o prefeito entre os dias 21 e 26 de dezembro, ele possui o desejo de exonerar todas essas pessoas, na palavras dele “não sou uma pessoa que veio aqui com a faca nos dentes, tão pouco vim para fazer caça às bruxas, vim aqui para cumprir o meu papel, o papel de um prefeito cumpridor das leis”, no caso ele estava se referindo a lei oriunda do TAC e a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Paulo Guerra, Becão e Luiz Carlos, trabalho conjunto pelo bem de Descalvado
Paulo fez questão de salientar que está desde o início trabalhando em conjunto com o prefeito eleito Becão, e seu vice Luiz Carlos Vianna, diariamente os três vem se reunindo e tomando decisões em conjunto, já que caberá a Becão governar Descalvado pelos próximos quatro anos, e dada as circunstâncias, nada melhor do que já iniciar esse processo de transição em tempo integral, com bastante união e um bom entrosamento com a equipe de gestão do prefeito Becão.

Situação financeira
O Descalvado Agora também perguntou ao Prefeito Paulo Guerra quanto a situação financeira da Prefeitura e ele nos disse que estava essa semana concluindo um levantamento pormenorizado da saúde financeira do município, que a princípio fechará o ano com déficit e dívidas com fornecedores, porém os números precisos ainda não haviam sido informados a ele pela secretaria de finanças.

Paulo finalizou a entrevista dizendo que “o monstro é do tamanho do seu medo”, e como ele disse não ter medo de gerir a prefeitura, mesmo que por poucos dias, esse “monstro” talvez não seja tão feio quanto se prega, o que realmente existe é a necessidade de uma gestão séria, competente, profissional e experiente, fatores que foram determinantes para que Becão e Luiz Carlos Vianna vencessem as eleições com tamanha folga sobre seus concorrentes.

Logo do Facebook Deixe seu comentário