Programa ‘Mulheres de Peito’ já identifica três casos para mastologista

Programa ‘Mulheres de Peito’ já identifica três casos para mastologista

Webmaster 03/12/2016 - 03:11
Exame de mamografia visa identificar com antecedência casos de tumores malignos precoces, inclusive em fases em que a mulher não apresenta nenhum sintoma


De 17 a 26 de novembro, o Programa da Carreta ‘Mulheres de Peito’ instalado em, Descalvado, na Praça Deolindo Zaffalon já atendeu 356 mulheres acima dos 35 anos de idade na realização gratuita do exame de mamografia. Entre os resultados dos primeiros exames estão três casos detectados com a classificação BI-RADS®IV [4], já com encaminhamento para o médico mastologista [especialidade médica que estuda as doenças da mama, dentre elas o câncer da mama].

O atendimento tem superado as expectativas de 50 mulheres previstas por dias da semana, os profissionais têm conseguido realizar 55 exames e mais 20 aos sábados, das 8 às 10h30. Durante a semana os atendimentos são feitos das 9 às 18h e, a partir das 16h30 para mulheres a partir de 50 anos sem encaminhamento médico. Mulheres de 35 a 49 anos devem realizar agendamento nas unidades de saúde e comparecer munidas do pedido médico, RG e cartão do SUS.

A Carreta ‘Mulheres de Peito’ é um programa do Governo do Estado em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Descalvado que visa incentivar as mulheres com idade a partir dos 35 anos a fazerem o exame preventivo do câncer de mama através da mamografia e promover um rastreamento contínuo e organizado da doença, visando à detecção precoce de tumores malignos inclusive em fases em que a mulher não apresenta nenhum sintoma.

O pedido já feito em 2014 pelo vereador Argeu Reschini foi reforçado pela diretora Municipal de Saúde, Luiza Tinelli, depois de ter conhecimento dos resultados e casos detectados na cidade vizinha de Porto Ferreira, quando a carreta por lá esteve. Sem ter demanda reprimida – fila de espera – para indicação ao exame de mamografia, Porto Ferreira registrou 48 casos para análise por especialista. Em Descalvado também não há demanda reprimida e dos atendimentos feitos já apareceram três casos de intercorrências.

“Nos casos detectados como BI-RADS®IV [4] serão feitos exames complementares e mais ultrassonografia ou uma biópsia, com acompanhamento ao médico mastologista. Descalvado tem como referência a cidade de São Carlos e Barretos para encaminhamento dessas pacientes que terão todo suporte ao tratamento necessário”, informa a diretora de Saúde Luiza Tinelli.

Vale ressaltar que as primeiras semanas de instalação da carreta uma pequena pane levou à suspensão dos atendimentos que retornou no dia 17, sendo estendido o prazo de estadia no município até o dia 10 de dezembro.

A carreta móvel tem 15 metros de comprimento, 4,10 metros de altura e 4,90 metros de largura. Está equipada com mamógrafo, aparelho de ultrassom, conversor de imagens analógicas em digitais, impressoras, antena de satélite, computadores, mobiliários e sanitários, todos equipamentos de alta tecnologia e de última geração com grande precisão, além de uma equipe multidisciplinar: técnicos em radiologia, profissionais de enfermagem, funcionários administrativos e um médico ultrassonografista.

Classificação BI-RADS®IV [4]
Quando o médico relator atribui BI-RADS®IV [4] a um resultado de exame significa que ele achou algo no exame que precisa de uma amostra física para ser estudada ao microscópio. O procedimento de colher essa amostra se chama biópsia. Nessa categoria, a chance de que a paciente tenha câncer vai de pouco mais de 2% até 95%. Todos os achados nessa categoria precisam de biópsia, mas ela foi subdividida em três grupos com risco diferente de que seja encontrado câncer [a, b, c].

No grupo 4a é quase certeza que o resultado será benigno [risco em torno de 10%], mas é seguro esperar seis meses para saber o resultado. No grupo 4b, o risco é um pouco maior, mas em geral é de menos de 50%. No grupo 4c, o risco já é de mais de 50%, mas menos de 95%.

Logo do Facebook Deixe seu comentário