Descalvado passa a ser referência regional do Conselho de Biomedicina

Descalvado passa a ser referência regional do Conselho de Biomedicina

Webmaster 29/11/2016 - 16:43
Posse da delegada e subdelegado do CRBM aconteceu no sábado, no Anfiteatro da Prefeitura. Descalvado passa a prestar serviços de habilitação em 35 áreas diferentes da Biomedicina



Pela primeira vez o município de Descalvado passa a ser sede da 1ª Região do Conselho Regional de Biomedicina [CRBM], atendendo aos profissionais da cidade e do município de São Carlos, com habilitação em 35 áreas diferentes de atuação. A posse oficial da delegada titular, dra. Sandra Heloisa Nunes e da subdelegada, a dra. Lilian Roberta Reschini, filha de Descalvado aconteceu na manhã do último dia 26, sábado, nas dependências do Anfiteatro Municipal, com a presença do presidente da CRBM 1ª Região, dr. Dácio Eduardo Leandro Campos.

Também estiveram presentes na posse o prefeito eleito para a próxima gestão municipal, Becão Reschini, sua esposa e filha, o vereador Argeu Reschini, vereador Sebastião José Ricci, o vereador eleito para a próxima Câmara, ‘Luizinho’ Panone, o presidente da OAB/Descalvado Farah Jorge, o empresário Rodrigo Alexandre de Oliveira, o vice-presidente do CRBM, dr. Wilson de Almeida, o tesoureiro dr. Durval Siqueira e amigos e familiares das doutoras Sandra e Lilian.

A delegada titular da 1ª Região, dra. Sandra é filha de pais descalvadenses, Luiz Antônio Nunes e Maria Ignez Barbieri Nunes, mestre doutora em Biomedicina, coordenadora da Biomedicina da UNIP [Universidade Paulista], e conselheira Honorária do Conselho de Biomedicina. Dra. Lilian é nascida e estabelecida na cidade de Descalvado e biomédica atuante na empresa Laboratório de Análises Clínicas São Francisco.

Ainda sem uma sede pré-definida, as representantes do CRBM em Descalvado acreditam que até o começo de 2017 a prestação de serviço já esteja regularizada, o que deverá atender há 35 habilitações diferentes para a atuação do biomédico. Atualmente Descalvado possui três laboratórios de análises clínicas, mas a representação do CRBM também atenderá laboratórios e profissionais do ramo, atuantes na cidade de São Carlos, que antigamente possuía uma representação e agora passa a ter Descalvado como referência.

E-mails e contatos telefônicos estão sendo viabilizados pelo menos até que tenha uma sede física e em breve serão divulgados.

Habilitação específica na área de atuação é obrigatória
O biomédico que atua em setor para o qual não tem a necessária habilitação corre o risco de sofrer punição, inclusive ter o seu registro cassado, já que a infração é considerada gravíssima. O alerta é do Conselho Regional de Biomedicina em São Paulo. Além disso, o desempenho de atividades sem a devida regulamentação caracteriza exercício ilegal da profissão, o que é crime previsto na legislação Penal. Cabe ao profissional procurar imediatamente regularizar sua situação para só então exercer a atividade. O CRBM está capacitado a orientar como o biomédico deve proceder na busca de habilitação.

É ampla a área de atuação do biomédico. No entanto, para o desenvolvimento de suas atividades, o biomédico tem de ter o reconhecimento de habilitação na área específica em que atua. Se sua atividade não for compatível com sua habilitação, deve procurar o Conselho Regional de Biomedicina para obter informações e ser orientado sobre as providências necessárias para a situação ser regularizada.

IRREGULARIDADE – O CRBM em São Paulo, na sua missão institucional de fiscalizar e orientar as atividades dos profissionais biomédicos tem constatado que nem sempre seus filiados desempenham atividades compatíveis com as suas habilitações. O que vem sendo verificado com frequência é que profissionais habilitados em determinada área estão desenvolvendo funções em outras, caracterizando-se situação irregular. Daí o alerta: o biomédico deve se preocupar em estar devidamente qualificado. Para o exercício de qualquer atividade biomédica, torna-se indispensável a prévia inscrição do profissional no CRBM.

Relação das habilitações do biomédico
1. Patologia Clínica [Análises Clínicas]
2. Biofísica
3. Parasitologia
4. Microbiologia
5. Imunologia
6. Hematologia
7. Bioquímica
8. Banco de Sangue
9. Virologia
10. Fisiologia
11. Fisiologia Geral
12. Fisiologia Humana 13. Saúde Pública
14. Radiologia
15. Imagenologia [excluindo interpretação]
16. Análises Bromatológicas
17. Microbiologia de Alimentos
18. Histologia Humana
19. Patologia
20. Citologia Oncótica
21. Análise Ambiental
22. Acupuntura
23. Genética
24. Embriologia
25. Reprodução Humana
26. Biologia Molecular
27. Farmacologia
28. Psicobiologia
29. Informática de Saúde
30. Histotecnologia Clinica / Anatomia Patológica
31. Toxicologia
32. Perfusão Extracorpórea
33. Sanitarista
34. Auditoria
35. Biomedicina Estética
Logo do Facebook Deixe seu comentário