Policiais passam por treinamento com simulação de grave perturbação da ordem pública

Policiais passam por treinamento com simulação de grave perturbação da ordem pública

Webmaster 28/11/2016 - 13:09
Na última sexta-feira, 25 de novembro, cerca de cinquenta policiais de Descalvado, Araraquara, Porto Ferreira, São Carlos e Barretos participaram de treinamentos em diversos pontos da cidade, visando aprimorar as ações dos policiais da “Força Tática” quanto a resolução de situações que envolvam graves perturbações a ordem pública. Muito embora Descalvado não possua uma tropa de Força Tática, parte dos policiais que trabalham aqui também passaram pelo treinamento.

O programa de nivelamento e treinamento tático foi desenvolvido e aplicado pelo Capitão PM Daniel do Amaral Veiga, comandando da 3ª Companhia do 38º Batalhão da Polícia Militar do Estado de São Paulo, com base em Descalvado. O treinamento contou com uma parte teórica e outra prática, desenvolvida em diversos pontos da cidade, sendo eles na sede da Companhia da Polícia Militar, em uma área localizada no Alto do São Miguel e na Via de Acesso Benedito Paschoal.

Membros da Polícia Rodoviária e do Corpo de Bombeiros também participaram do treinamento, que terminou com uma simulação onde manifestante atearam fogo em pneus e entravam em confronto direto com policiais, na Via de Acesso Benedito Paschoal.

Força Tática
A Força Tática da Polícia Militar do Estado de São Paulo é uma modalidade de policiamento tático ostensivo da PM. Instituída pelo Coronel PM Carlos Alberto de Camargo, comandante geral da PMESP na época, após mudanças na política interna da Polícia Militar de São Paulo, que acabaram por decidir pela extinção do Patrulhamento Tático Móvel. A modalidade de patrulhamento foi criada no dia 30 de Maio de 1998, ao se extinguirem as companhias administrativas dos batalhões da PMESP, que eram responsáveis por administrar os batalhões, e realizar reparos em viaturas e armamentos das demais companhias anexas ao batalhão. O investimento inicial na época foi de R$ 5,7 milhões, na compra de 183 viaturas Chevrolet Blazer.

O patrulhamento tático ostensivo realizado pela Força Tática se baseia em uma equipe de 3 homens [Quatro durante uma operação de choque, ou caso haja um estagiário na equipe], sendo composta por um Tenente, Sub-tenente, ou Sargento como comandante da equipe, e por um cabo ou soldado designado como motorista da viatura, e por outro cabo ou soldado como auxiliar da equipe, também referido como segurança da equipe.

As equipes de Força Tática são responsáveis por realizar o patrulhamento tático ostensivo nas áreas onde o nível de criminalidade é mais elevado. Também realiza operações de CDC [Controle de Distúrbios Civis], com suas equipes sendo treinadas pelo FBI, resgate de reféns, sequestros, execução de mandados prisão e manutenção da ordem pública.

Com informações Wikipedia
Logo do Facebook Deixe seu comentário