“Tragédia no Trevo” – Uma pessoa morre em acidente entre carro e caminhão na SP-215

“Tragédia no Trevo” – Uma pessoa morre em acidente entre carro e caminhão na SP-215

Webmaster 20/11/2016 - 22:57
Criança de dois anos foi transferida para UTI de São Carlos





Uma tragédia marcou o início dessa semana em Descalvado, pois por volta das 21h da noite deste domingo, 20 de novembro, um grave acidente aconteceu no trevo que liga a região do Jardim Albertina com a Rodovia SP-215.

De acordo com as informações colhidas pelo Descalvado Agora, um Ford Fiesta com placas de Porto Ferreira estava saindo da cidade e ao tentar adentar no trevo que liga Descalvado à rodovia, não respeitou a sinalização de parada obrigatória e avançou sobre a pista, sendo violentamente colidido por um caminhão, de Vargem Grande do Sul, que trafegava pela via no sentido Porto Ferreira/São Carlos.

O impacto foi tão forte que o carro foi arremessado para cima do canteiro central, ficando virado com os pneus para cima. Testemunhas que presenciaram o acidente disseram que no momento do impacto uma mulher e uma criança, de apenas dois anos de idade, foram arremessadas para fora do veículo. Mais dois ocupantes ficaram presos dentro do carro, por estarem usando cinto de segurança.

Unidades de resgate da Intervias, Pronto Socorro e Corpo de Bombeiros chegaram rapidamente ao local. A criança foi a primeira a ser levada ao PS, posteriormente a mulher que também havia sido arremessada para fora do veículo foi resgatada. A terceira mulher, que estava na posição do passageiro, foi retirada do interior do veículo e removida para o PS, já o motorista do veículo, o senhor José Alberto de Carvalho, de 58 anos, ficou preso nas ferragens e os bombeiros precisaram arrancar a porta para conseguir tirá-lo do interior do carro, porém, por mais que os bombeiros tentaram salvá-lo, fazendo nele operações de ressuscitação, acabou vindo a óbito.

O condutor do caminhão não sofreu nenhum ferimento, porém estava em choque dada a gravidade do acidente.

Após receber os primeiros socorros no PS, a criança foi transferida para a UTI de São Carlos. Já a mulher que foi arremessada para fora do veículo no momento do acidente está em estado grave.

A importância do uso do cinto de segurança no banco traseiro
O uso correto do cinto de segurança [tanto no banco da frente quanto no banco traseiro] é um dos fatores que contribuem, significativamente, para o aumento da probabilidade da preservação da vida em caso de acidentes e também com a redução de lesões físicas nos ocupantes do veículo.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro – CTB, em seu artigo 65, é obrigatório o uso deste equipamento de segurança para o condutor e os passageiros do veículo em todas as vias do território nacional, salvo em situações regulamentadas pelo Contran – Conselho Nacional de Trânsito. A desobediência a esta norma configura infração de trânsito prevista no artigo 167 do CTB [natureza grave, cinco pontos, e multa, cabendo ainda medida administrativa de retenção do veículo até a colocação do cinto pelo infrator]. Infelizmente, parte elevada da população brasileira ainda não utiliza o cinto de segurança no banco de trás de seus carros.

O cuidado com acidentes
No site do Denatran, há um comparativo de impactos sofridos em acidentes ocorridos com passageiros que estão nos bancos traseiros e dianteiros dos veículos. O estudo mostra que o impacto pode chegar a 50 vezes o valor do peso de cada ocupante do veículo.

Se você “pesa” 50 quilos [ou seja, sua massa é de 50Kg], em caso de acidente, a força no seu corpo será a multiplicação desta massa pela aceleração do veículo, isto é: Você pode estar com uma massa [“peso”] equivalente a um mamífero de grande porte, como elefantes e mamutes. Assim, eleva a possibilidade de causar a morte ou lesões permanentes nos ocupantes do veículo.

A legislação tem a intenção de proteger os usuários do veículo. Usar o cinto de segurança no banco traseiro é forma de defesa e proteção, que pode salvar muitas vidas.
Logo do Facebook Deixe seu comentário